ongrace.com

> Mensagem de Hoje

17/03/2021 - COMPANHEIRISMO SADIO

  • Envie por Email
  • Imprimir
Então, disse Judá a Simeão, seu irmão: Sobe comigo à herdade que me caiu por sorte, e pelejemos contra os cananeus, e também eu contigo subirei à tua, que te caiu por sorte. E Simeão partiu com ele.     Juízes 1.3

Ouça a mensagem

Após ouvirem do Senhor que nem todas as tribos deveriam lutar pelo território em prol da ocupação de Judá, a tribo da qual nasceu o Salvador pediu a Simeão ajuda para dar fim à ocupação dos cananeus. Simeão e Judá eram o segundo e terceiro filhos de Jacó com Leia, por isso devia haver grande proximidade entre eles. Ao ser perguntado se ajudaria Judá a ocupar a sua porção, Simeão se ofereceu, e isso fortaleceu o terceiro filho de Leia na batalha.

A camaradagem na obra de Deus é importante. Veja o que declarou Salomão: Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho (Ec 4.9). Jesus revelou o valor de dois concordarem em oração: Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus (Mt 18.19). Eles fizeram a obra!

Quando há união entre irmãos, o Senhor Se alegra. Cerca de 1.500 anos depois, o rei Davi falou sobre isso, dizendo: Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! (Sl 133.1). E ele era descendente desse tronco abençoado. Por outro lado, quando os irmãos se estranham e agem fora da vontade divina, cometem um erro grave, porque uma casa dividida certamente se desfará (Mt 12.25). É bem melhor seguir as orientações bíblicas.

Judá pediu ao irmão que o acompanhasse até a herdade que lhe havia sido dada. Aquela era uma boa proposta de acordo para ambos, pois, depois de vencer os que lá estivessem, Judá subiria com Simeão, a fim de também ajudá-lo a ocupar a parte dele. Triste é quando alguns se consideram melhores do que os outros e tentam realizar a obra sozinho. E, depois de tanto esforço, muita energia e tantos gastos desnecessários, não reconhecem os próprios erros.

Judá e Simeão teriam de pelejar contra os cananeus. Esse povo, que habitava ali primeiro do que eles, era mau, não respeitava o Senhor e, certamente, estava bem armado, esperando a chegada dos filhos de Jacó. Essa terra havia sido dada a esses servos de Deus pelo verdadeiro Dono, o Criador. Igualmente, fomos chamados para conquistar o mundo perdido para o Reino dos Céus; por isso, devemos trabalhar no Evangelho, cooperando com aqueles que também foram convocados.

Essa camaradagem tem de ser no âmbito espiritual, pois viver de beijos e abraços com os irmãos, visando obter sustento, foi proibido pelo Senhor, que nos advertiu: E não leveis bolsa, nem alforge, nem sandálias; e a ninguém saudeis pelo caminho (Lc 10.4). Isso não significa que não devemos respeitar quem faz a obra de Deus sob outra bandeira. Porém, excesso de amizade humana não faz bem, porque facilmente um se decepcionará com alguma atitude do outro.

Simeão, o segundo filho de Leia, disse sim, partindo com o terceiro filho dela para assumirem a herança que lhe cabiam. Depois, o mesmo se daria com Judá, o qual ajudou o irmão a limpar a sua porção dos cananeus. Havendo união, o Reino de Deus só tem a ganhar. Amém! 

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Deus do companheirismo sadio! Quando nossos interesses se rendem aos Teus, nada nos impede de fazer a obra de acordo com Teus planos. É bom parar de acumular a herança pessoal, para dar a Ti filhos entre os perdidos que chamas de Tua herança!

Nossas conquistas terrenas ficarão aqui após a nossa partida. Não queremos ser responsáveis por algum prejuízo do Teu Reino. Por que, então, não colocamos no banco o valor que recebemos para negociar e damos de volta para Tua obra a mesma quantia com os juros recebidos?

Precisamos de juízo, sabedoria e verdadeira ajuda que só podem vir de Ti. Que a tarefa para a qual fomos chamados não seja realizada de modo carnal. Ela não é a nossa herança, mas poderá ser responsável pela grandeza do que nos darás no grande Dia. 

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração

> Missionário Responde

Por que quando o Missionário vai cantar para louvarmos ao Nosso Senhor, não colocam legendas das músicas na tela para que o público em casa possa acompanhar e assim cantar...

Muito obrigado pela sugestão! Vamos estudar com carinho a melhor maneira de aproveitar sua...

»VEJA MAIS