A tomada da cidade de Ai simboliza a salvação de toda a família. Quando um dos membros aceita Jesus como Senhor e Salvador, temos de clamar por fogo do Céu para consumir o pecado que domina aquela casa e purificar o restante dos familiares. No caso da tomada de Ai, que havia derrotado o povo de Israel, isso era mais do que justo. De igual modo, também é bastante justo libertar toda a casa do novo convertido, senão o diabo o atormentará para sempre!
Na igreja, não deve haver somente pessoas que simpatizam com o Evangelho ou só buscam curas e maravilhas, e sim gente que receba e viva os ensinamentos deixados pelo Senhor. Muitos começam a se interessar pelo Evangelho, porque o Pai os conduziu a Jesus (Jo 6.44), porém, se não forem levados a nascer de novo, não entrarão no Reino de Deus. Depois de convertidos, passarão pelo batismo nas águas e no Espírito Santo.
Seremos responsáveis por tudo o que ocorrer com aqueles sob a nossa “tutela” para serem doutrinados nas Sagradas Letras. Desse modo, conhecerão o que foi preparado para eles, sob a inspiração do Espírito Santo. Não temos de nos contentar com a igreja cheia de pessoas ignorantes da razão de estarem ali. No entanto, com sabedoria do Alto, nós as ensinaremos a se achegar a Deus, livrando-se das tentações, e lhes mostraremos a maneira de fazer a obra conforme o Mestre fazia (Jo 13.15). Isso é muito bom!
Com o passar do tempo, a igreja parece ter perdido poder, porque os espíritos malignos não são mais expulsos, dando margem para que alguns afirmem que não existem endemoninhados. Ora, isso não é verdade! Por falta de consagração, ou devido a pecados não confessados, há pregadores que perderam o fogo santo no coração, e, quando oram, demônios sequer se movem dentro de quem eles oprimem.
Sabemos de casos em que, em algumas igrejas bem antigas, nunca houve um só caso de libertação, mas, quando uma pessoa de fora, um servo fiel do Senhor orou, até diáconos dessa casa estavam possuídos, e o pastor quase desmaiou. Precisamos buscar o batismo com fogo, para que a nossa ordem saia queimando diante de Deus e liberte quem está dominado pelos enviados do diabo. A Verdade liberta quem a conhece de fato (Jo 8.32)!
É preciso ajudar os membros da congregação a conhecerem seus direitos em Cristo. Dessa maneira, os familiares desses irmãos buscarão o Senhor. O Salvador não é uma escultura presa na parede do templo, mas está vivo onde dois ou três se reúnem em Seu Nome: Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles (Mt 18.20). Temos a orientação do Mestre para trazer a Sua presença ao nosso meio e, então, usar o Seu Nome!
É necessário “pôr fogo” naquilo que nos domina, vicia e destrói. Em muitos casos, será um trabalho difícil de ser feito, mas precisa ser realizado, ou teremos problemas diante do Mestre. Não podemos deixar o diabo dominar o povo: foi para a liberdade que Cristo nos libertou (Gl 5.1).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor amado! Não queremos deixar o maligno roubar as ovelhas que tens posto sob o nosso pastoreio, por isso confessamos os nossos pecados e pedimos a Tua ajuda para realizarmos a Tua obra com firmeza e santidade. Pai, envia o Teu socorro!
Precisamos de sabedoria para enxergar a nossa posição diante de Ti. A Tua Igreja precisa ser um jardim de flores lindas, as quais se renovam a cada dia. A sociedade necessita Te conhecer como único Senhor. Não podemos negligenciar as Tuas ordens!
Temos de fazer o que Jesus fazia, reunindo os libertos e transformando-os em evangelistas, assim como Teu Filho fez com o homem possuído que andava pelos túmulos e se feria com pedras. Queremos ver os feitos de Cristo hoje!