Do capítulo 17 ao 21 do segundo livro de Crônicas, fala-se muito de Josafá, o rei exemplar do povo de Deus. Ele era dedicado ao serviço do Senhor, com momentos de falhas, porém, de modo geral, o seu coração foi movido pelo temor a Deus. Não devemos esperar melhores atitudes do ser humano, a não ser que ele seja cheio do Santo Espírito!
Josafá habitou na capital de Judá, Jerusalém, mas era de se esperar que o rei de Judá vivesse lá. No entanto, o autor das Crônicas pode ter escrito isso pelo fato de outros reis estarem sempre viajando e pouco parando na sede do governo. O servo do Senhor precisa estar onde ele é mais necessário, e melhor ainda será se viver aos pés do Altíssimo, pois terá bons exemplos bíblicos para seguir.
Mesmo morando na sede do reino, Josafá tornou a passar pelo povo desde Berseba até as montanhas de Efraim. Com isso, pôde doutrinar seus compatriotas, dando-lhes o melhor conselho e a ajuda necessária. Os servos preguiçosos não estão aptos a ver o rosto do Senhor, pois não farão uso das revelações entregues a eles. Aquele que foi colocado como mordomo da casa de Deus deve alimentar quem pertence ao Corpo de Cristo!
A atenção de Josafá ao seu povo levou-os a voltar ao temor do Senhor, mas, se o governante não viver aos pés do justo Juiz, não terá o que oferecer aos que precisam de quem os ame e se interesse por eles. A nossa participação na herança espiritual das pessoas deve ser total; de outro modo, elas não conseguirão a fé necessária para mudar o coração afastado de Deus para um que seja templo do Espírito Santo. Creia e viva!
O Senhor era o Deus dos pais de Josafá; então, ele se portava conforme aprendeu de Davi, Salomão e Asa. A boa atitude dessas pessoas deve ser imitada. Com isso, Josafá fez Israel andar nos caminhos revelados aos seus antecessores e patriarcas, e isso fez toda a diferença entre o povo e o rei. Quando alguém amar o Senhor e Lhe servir com alegria, também haverá outros que imitarão o procedimento dele em tudo!
Conseguiremos mudar o mundo, à proporção que formos transformados pelo testemunho de outros servos do Altíssimo. Segundo as Escrituras Sagradas, somos mais do que vitoriosos (Rm 8.37) e bem-sucedidos servos do Senhor dos Céus e da Terra. Procure aprender com os vencedores a maneira certa de temer a Deus e fazer a obra divina. Por que o homem se deixa dominar pelos pecados, se pode ser vencedor em Cristo?
Por diversas vezes, Josafá empreendeu uma reforma espiritual em Judá, levando as pessoas a não se envolverem com o pecado, e sim a se ajustarem ao plano divino. Assim, o amor do Senhor vinha sobre ele, dando-lhe o poder para fazer o bem sempre.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus da nossa conversão! Que servo era Josafá! Ele se preocupava com os Teus filhos, ajudando-os a examinar as Escrituras, para serem bem-sucedidos em tudo! Temos de estar preparados para nos encontrar Contigo, enquanto há tempo e esperança!
Não havia distância a ser percorrida, ainda que fosse a mais longe ou difícil; os Teus servos tinham a obrigação de prover o sustento da casa. Isso é como a tristeza de algumas pessoas que precisa ser tirada, antes de causar males piores!
A missão de Josafá pelo seu país rendeu frutos maravilhosos, pois até ele e seus subordinados passaram a Te buscar, vivendo e aprendendo a se livrar das dúvidas e dos sofrimentos. Tu desejas nos levar à vitória sempre!