Ezequiel levou uma mensagem de Deus aos israelitas para que eles não morressem. Porém, como estavam inebriados pela visão distorcida dos assuntos do Senhor, amaram mais as trevas do que a luz e, assim, tiveram um triste fim. Hoje, se também desprezarmos o amor do Pai, que nos chama ao arrependimento (Lc 5.32), não viveremos na presença dEle; com isso, perderemos o melhor que o Senhor nos tem dado e morreremos.
Como todas as pessoas, eles estavam contaminados por dois tipos de transgressões: a de Adão, o qual cometeu alta traição e nos colocou sob a guarda do inimigo, e as que cometiam no dia a dia. Ora, quanto à do Éden, isso já foi resolvido. Agora, você tem de verificar como tem andado, o que tem pensado e feito, pois, se falecer no pecado, estará para sempre perdido. Cuidado!
O povo de Israel infringira os mandamentos do Senhor, por isso a destruição daquelas pessoas era certa. Não importa a que igreja você pertence nem o que faz para a obra de Deus. As violações do dia a dia, proibidas pela Palavra, levarão o cristão para o Inferno, assim como a falta de conversão levará o pecador ao mesmo lugar. A ordem bíblica é ser santo, porque o Altíssimo é santo (1 Pe 1.16). O que você tem a dizer sobre isso?
Naqueles dias, ninguém podia ficar livre do erro de Adão, tendo em vista que Jesus ainda não havia nascido e, portanto, o inimigo tinha autoridade para atacar qualquer ser humano e dirigi-lo no caminho do mal. Entretanto, se a pessoa era judia ou convertida ao judaísmo e guardava a Lei de Moisés, estava livre da ação maligna. Hoje, a conversão ao Evangelho dá a todo indivíduo a salvação, levando-o a nascer de novo (Jo 3.3).
Quem obedecia aos mandamentos da Lei criava em si mesmo um coração e um espírito novos. Tudo isso era sombra da obra que Deus faria em todas as pessoas que, depois do Calvário, aceitassem Jesus. O processo de salvação começa com a aceitação de Cristo como Salvador, seguido do dom de arrependimento e o batismo nas águas, terminando com o batismo no Espírito Santo.
Se os israelitas decidissem cumprir o que estava na Lei, não morreriam; do contrário, mesmo sendo semente de Abraão (Is 41.8), a morte era certa. Hoje, aqueles que são de Jesus, caso não cumpram os mandamentos, provarão a segunda morte – a separação eterna de Deus (Ap 20.6). Os que não cumprem os mandamentos da Palavra, sem dúvida, não subirão com Jesus.
Não se engane com o sucesso de muitas denominações, nem fique lutando para que a sua igreja seja a maior, a mais bem falada ou a mais poderosa. Diferente disso, lute a fim de que as pessoas encontrem a Verdade e a sigam, pois, sem esse conhecimento, com certeza, elas provarão a segunda morte e, então, estarão para sempre condenadas.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Santíssimo Deus! Nós, que já fomos salvos e recebemos um coração e um espírito novos, temos de vigiar, para não cairmos novamente nas mãos do atormentador, o diabo. Por isso, pedimos Tua ajuda e proteção, pois não queremos nos afastar de Ti em tempo algum.
O povo de Israel não atentou para o recado que Tu mandaras por intermédio de Teu servo e, por isso, sofreu grande prejuízo. Quanto a nós, ajuda-nos a lançarmos fora tudo de errado que temos feito e, ao mesmo tempo, ensina-nos a emendarmos nosso procedimento.
A mensagem trazida por Jesus é a complementação da de Ezequiel, pois, por meio dela, nós nos tornamos participantes da Tua natureza. Por ela, livramo-nos tanto da transgressão de Adão quanto da nossa e nos tornamos Teus filhos amados. Obrigado, amado Pai!