Muitas pessoas ignoram o que Deus fala e se tornam culpadas por suas derrotas. As ordens têm de ser recebidas na íntegra e executadas como foram reveladas. Veja bem, as pequenas coisas nos prejudicam, porque, apesar de termos entendido o que deveríamos fazer, às vezes, não cumprimos a missão. É bom nos examinarmos nesse sentido.
Depois que o plano divino revelado a Josué foi seguido, o Senhor lhe deu mais uma tarefa: estender a lança em direção à cidade de Ai, porque ela seria entregue a ele. No desenrolar da luta, Josué não retirou a sua mão que segurava a lança. A obediência ao que nos é dito é tudo de que precisamos para recebermos a bênção.
No combate anterior contra aquela cidade, o povo de Israel fora derrotado, porque prevaricou – não fez o que Deus havia mandado. Não podemos fazer acordo nem o que achamos melhor sem termos sido autorizados para tal. O Senhor sabe de tudo, por isso cumpra as ordenanças dEle. Não brinque com isso!
Nessa batalha, Josué tinha de perseverar com a arma estendida – o mesmo que Moisés fez com suas mãos na luta contra Amaleque. Cerca de 500 anos depois, Saul desrespeitou o Altíssimo, poupando esse mesmo reino, e recebeu a sentença de que perderia o trono. Cuidado para nunca faltar com seu compromisso; caso contrário, você não será aproveitado para mais nada. Seja fiel até a morte, ou pereça (Pv 13.13)!
A pessoa rebelde e impenitente acha que pode fazer algo pequeno e não será afetada em nada, mas está enganada. Hoje, temos o instituto do perdão aprimorado e, por causa da graça dispensada, basta nos arrependermos do erro e o confessarmos para obter o perdão divino (1 Jo 1.9). As ordens do Senhor são para o nosso bem. Ouça o Pai celestial!
Daniel disse que temos de ir até o fim (Dn 12.13), pois o Todo-Poderoso não dá o Espírito por medida (Jo 3.34) nem altera suas orientações (Sl 89.34; Ml 3.6). Portanto, não deixe o inimigo o impacientar, fazendo-o mudar de atitude. Deus deve ser o Senhor da nossa vida; sem Ele, nada conseguiremos fazer. Sentiu algo de Deus, vá até o fim. Agora, Ele jamais usará algum erro ou descuido para nos proporcionar felicidade.
Enquanto Ai não foi destruída totalmente, Josué não encolheu a sua mão. Assim devem ser as nossas ações até obtermos a vitória sobre o mal, ou até Jesus voltar para nos levar aos Céus. Com Deus, somos bem-sucedidos. Todo conselho divino é um ato de misericórdia, por isso não o dispense por nada!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Pai, Cumpridor da Tua Palavra! Acã agiu mal, quando deixou a cobiça tomar o seu coração. Por isso, Israel perdeu. Agiremos bem se deixarmos a Tua Palavra tomar o nosso interior. Dá-nos do Teu amor e da Tua misericórdia!
Não sabemos por que Josué tinha de estender a mão com a lança para a cidade maligna que derrotara o povo de Israel, mas Tu és Onisciente. Uma coisa simples aos olhos do homem pode ser a salvação tão necessária.
Durante o desenrolar da batalha por Ai, Teu servo manteve-se firme para obter sucesso. Ensina-nos o que fazer até vermos Teu plano realizado. Nós Te amamos, porque Tu nos amaste primeiro. Obrigado!