Podemos acreditar que Davi consultou o Senhor novamente, porque quase ocorreu uma rebelião entre seus soldados após a decisão tomada na primeira consulta. Ele achou estranho tal contenda e, para que sua diretriz não fosse considerada pessoal, tornou a buscar o Todo-Poderoso. Nem sempre somos cercados de pessoas preparadas espiritualmente, por isso temos de ser cautelosos.
Ora, nenhuma rebelião é bem-vinda. Quando alguém, na igreja, levanta-se contra os outros, principalmente contra a liderança, significa que o inimigo está interferindo. Se aceitarmos os palpites malignos, Deus deixará de nos dirigir, pois Ele não divide a Sua glória com ninguém: Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor, às imagens de escultura (Is 42.8).
Resolva os assuntos estranhos imediatamente, porque, brotando a semente má, danificará a obra. Caso as pessoas discordem da direção do Senhor dada ao líder, elas devem conversar com essa autoridade para solucionar o problema. Se, após essa atitude, a divergência continuar, Deus deverá ser consultado de novo. Essa medida precisa ser tomada para resolver o conflito e arrancar qualquer raiz de amargura.
Quando o Senhor confirmou Sua instrução, Davi sanou suas dúvidas e exigiu que seus homens fossem lutar em favor de Queila, e eles lhe obedeceram. Porém, Davi precisou ter firmeza durante a divisão do despojo de outra batalha, desta vez contra os amalequitas (1Sm 30.20-25). O líder não pode ter medo de agir, ou a obra sofrerá por culpa dele. Se há escarnecedor, tem de ser lançado fora.
Sob a direção do Senhor, devemos impedir que os incrédulos nos desviem dos nossos objetivos ou prejudiquem a missão celestial. Cuidado! Isso é importante, porque a falta de vigilância expande o mal. Quem ama precisa ter pulso firme. Se deixar para resolver algo depois, verá que ficou tarde demais. Por que alguém concordaria com o errado? Só se ele pratica o pecado!
Davi sabia que o inimigo iria influenciar o povo. Sendo assim, como pastor daquele grupo e futuro rei de todo o Israel, o filho de Jessé nunca permitiria que o seu caráter fosse manchado. O único meio de cortar o mal pela raiz é agir quando ele aparece. Quem tem o amor de Deus jamais se insurge contra a obra, a menos que o líder tenha se desviado. Porém, mesmo quando isso ocorreu, Davi poupou Saul por respeitar a unção liberada sobre a vida deste rei.
Vigiar e orar é o conselho do Senhor, a fim de que você jamais se perca nas batalhas para possuir o que é seu ou guardar o que Ele lhe deu. Ao vigiar, o diabo não tocará na sua santidade. Caso contrário, você só terá dor e vergonha. Mesmo que a luta pareça árdua, permaneça nela, porque Deus lhe concederá a vitória.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus! Somente perseverando em Te seguir, seremos salvos. Não importa o quanto Tu já nos usaste, continua nos usando de modo perfeito e santo. Livra-nos das Dalilas que surgem no caminho!
Os homens de Davi não eram seus guias, visto que um só é o nosso Guia, Jesus. Tu mesmo lutas em nosso favor. Andando sob a Tua direção, somos destemidos. A nossa maior batalha é permanecer debaixo da Tua instrução. Então, socorre-nos para que isso ocorra.
O que seria de Davi se ele tivesse se deixado levar pela conversa maligna? Quando ele viu que o medo o rondava, percebeu que, se forçasse uma decisão, haveria um racha no seu grupo. Diante disso, sabiamente procurou a Tua confirmação, e a obteve. Amém!