ongrace.com

> Mensagem de Hoje

30/06/2014 - DE NOVO DIANTE DE ACABE

  • Envie por Email
  • Imprimir
E foi Elias mostrar-se a Acabe; e a fome era extrema em Samaria. 1 Reis 18.2


Deus só usa os que são firmes e obedientes. Ele não pode dar o Seu poder e a responsabilidade da Sua obra a quem é inconstante na fé. A obra que o Senhor faz hoje por nosso intermédio terá repercussão eterna. Algumas vidas se salvarão, mas, lamentavelmente, outras se perderão. A nossa responsabilidade em representá-Lo é grande, por isso não podemos agir sem seriedade e submissão à Sua direção.

Apresente-se a quem o Altíssimo lhe mandar, não importando quem seja, e faça isso sempre que for dirigido por Ele. Acabe caçou Elias por todas as partes; não houve reino daquela região para onde ele não tenha mandado procurar o profeta (1 Rs 18.10). Porém, Elias não podia duvidar dessa nova ordem nem temer a fúria do déspota, pois o plano de Deus incluía esse encontro, que, sem dúvida, resolveria para sempre o problema da seca.

Veja que o Senhor não o enviou diretamente ao rei. Isso nos ensina a sempre buscarmos a direção divina e crermos nela. Os que são guiados pelo Espírito de Deus são como o vento, o qual não se sabe de onde vem nem para onde vai (Jo 3.8). O importante é confiar no que o Altíssimo diz e agir de acordo com Suas palavras, pois, ainda que você enxergue uma opção melhor, isso não é verdade. A direção que Ele nos dá sempre será a melhor em todas as situações.

O homem vê pouquíssimo, apesar de se gabar de suas capacidades. Já o Pai celestial é onisciente e, portanto, sabe qual é o melhor caminho para solucionar qualquer dificuldade. Os planos do homem, ainda que, aparentemente, prometam lhe dar vitória, não resolverão por completo nenhum assunto. Somente Deus conhece a causa e a resolução dos problemas. Tudo faz bem; faz ouvir os surdos e falar os mudos (Mc 7.37).

As atitudes de Acabe e de sua família causaram a seca e a consequente fome que assolou Israel. Se o Senhor não tivesse enviado Elias para fazer aquela obra, impedindo a chuva de cair naquela região por três anos e seis meses, Seu povo se perderia na idolatria e feitiçaria que o irresponsável rei estava implantando na terra dos filhos de Deus. Aqueles loucos zombaram do juízo ao se deixarem levar pelas mentiras do inimigo.

Ao ver Elias, o rei o chamou de perturbador de Israel (1 Rs 18.17). Isso mostra que, agora, Acabe cria que o homem de Deus fechara os céus sobre a nação e, conforme dissera, não houve chuva (1 Rs 17.1). A resposta de Elias ao rei foi direta: você é o verdadeiro perturbador da nação, bem como sua família (1 Rs 18.18). Infelizmente, algumas pessoas só mudarão de opinião depois de sofrerem muito; outras terão uma mudança parcial, mas nunca se converterão de verdade.

O fim do sofrimento causado pela seca estava se aproximando, mas primeiro era necessário que fosse provado quem era o verdadeiro Deus. Elias ouviu do Altíssimo o que deveria fazer e cumpriu tudo à risca. O resultado foi que o povo de Israel voltou ao Senhor, e os adoradores do inimigo ficaram envergonhados. A nossa maior missão é glorificar o Altíssimo.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Comandante supremo! Que sejamos sempre firmes e obedientes às Tuas ordens, para não atrapalharmos Teus planos. Não importa como vais nos usar, e sim que Tu nos usarás. Mesmo sendo caçado como inimigo público, Elias se apresentou ao rei.

Teus servos nunca deveriam temer ameaças, tampouco o poderio daqueles que devem enfrentar. Elias tinha ciência de que era o responsável pela mudança que viria em Israel. Que os Teus servos sempre ajam assim.

Senhor, temos de seguir os Teus propósitos, não os nossos. Os problemas se agravam para quem não Te teme, mas, para os que Te servem, as provações são oportunidades. Depois de provar quem era o verdadeiro Deus, a tão esperada chuva caiu sobre aquela terra.

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração