As pessoas de todas as épocas têm algo em comum: suas atitudes sob o domínio do medo ou da fé são iguais. Os israelitas sofreram debaixo do chicote do Egito por mais de 400 anos, porém tiveram os olhos abertos e viram que, durante séculos, viviam como escravos. Não foi isso que foram fazer lá ainda no tempo de José, o qual salvara aquele país de morrer de fome, bem como o mundo conhecido daqueles dias.
Quando decidiram que precisavam mudar de vida, passaram a orar ao Senhor, pedindo a libertação. Deus escolheu Moisés e o enviou para uma grande missão: convencer o rei do Egito a deixar Seu povo livre. Além das diversas conversas, dez pragas foram enviadas pelo Todo-Poderoso àquela terra; só depois, o Faraó permitiu que os filhos de Jacó saíssem. No entanto, logo em seguida, ele se arrependeu e foi atrás deles!
Os hebreus estavam em um vale preparado por Deus para revelar a Sua glória. De cada lado havia altas montanhas; na frente deles, o mar Vermelho e, atrás, o Faraó e seu exército. Em vez de crerem no Senhor, o qual tinha provado o que podia fazer, e orarem pela direção divina, reclamaram da “sorte”, dizendo que preferiam ficar lá e sujeitar-se ao cativeiro. Misericórdia!
Moisés sabia que o homem se adapta às mais difíceis situações, como esta de ser escravo de um povo que os chicoteava para fazê-los fabricar tijolos, sem direito algum, a não ser uma fraca subsistência. Com jeito, o homem de Deus os fez entender que a liberdade era melhor do que aquela vida na escravidão. Pelo que falaram naquela hora, vê-se que muitos tinham ido a contragosto e preferiam voltar a serem mortos no deserto. Mas quem falou em morrer?
O diabo sempre age infligindo medo nas pessoas, a fim de tê-las em suas sujas mãos. Os filhos de Israel não tinham entendido que o Senhor é paciente e bondoso e, por isso, estaria com eles; afinal, Ele prometera a Abraão, Isaque e Jacó libertar Seu povo no final dos tempos. Em nossos dias, temos visto indivíduos desejarem nunca ter saído das trevas e ido para o Evangelho, por causa de alguma ameaça do diabo. Deus é fiel!
Cuidado! Não tome nenhuma decisão precipitada, da qual você se arrependerá pela eternidade. Quem é de Deus deve permanecer firme na Palavra que ouviu desde criança. As promessas divinas se cumprirão na vida dos que crerem. Os israelitas fizeram algo perigoso: afrontaram o único e verdadeiro Deus, que os havia criado para serem felizes. Em pouco tempo, eles estariam livres dos egípcios.
Quem for impaciente em relação a esperar no Senhor tomará atitudes que o farão sofrer para sempre. Deus sabia o que estava fazendo, como tem ciência de tudo a respeito da sua vida. Ele preparou o melhor para você. Confie e creia! Seu futuro será lindo demais.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor! Tu tens paciência ao lidar com os homens, mesmo quando alguns não esperam pela Tua orientação e falam algo afrontoso. Tu planejavas dar um fim triste ao exército de Faraó, e nenhum israelita seria ferido ou morto.
Por estarem tomados de medo, os hebreus falaram sem pensar e agiram como alguém que não enxerga o Teu propósito. Porém, Tu foste bondoso com eles, como tens sido com quem diz o que não deveria. Somos gratos pelo Teu amor!
Em poucas horas, livres da ameaça egípcia e do outro lado do mar Vermelho, eles abriram a boca em louvor, dando-Te graças por tão grande livramento. Isso nos serve de lição. Que a Tua vontade seja feita, e não a nossa! Amém!