Em Nazaré, Jesus leu os escritos de Isaías sobre Sua missão e disse aos presentes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos (Lc 4.21). A partir daquele momento, todos podiam crer que haveria mudança na vida deles. De igual modo, quando as pessoas ouvem a mensagem do Evangelho e creem em Cristo, o processo de mudança inicia-se na vida delas. Por isso, é bom não desperdiçar as declarações do Senhor.
O povo ficou maravilhado com as palavras de Jesus e raciocinava por si mesmo sobre elas. O raciocínio humano leva a decisões perigosas. Alguns perguntavam: Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe veio, pois, tudo isso? E escandalizavam-se nele (Mt 13.55-57). Veja, José não era o pai de Jesus, e sim Deus. Os outros filhos de Maria eram Seus meios-irmãos.
A seguir, o Mestre disse que havia muitas viúvas em Israel nos dias de Elias, quando a seca de três anos e seis meses trouxe a fome e demais consequências. Acrescentou que Elias não fora enviado a nenhuma delas, mas somente à de Sarepta de Sidom (Lc 4.26). É claro que Deus era poderoso para alimentar todas as outras, se fizessem a oração correta. Deixar de pedir com fé faz muitos crentes viverem mal, doentes e com tantos problemas.
O Salvador mencionou também os leprosos de Israel nos dias de Eliseu, ressaltando que, dentre eles, apenas Naamã, o siro, fora curado (Lc 4.27). Cristo mostrou o quanto aquelas pessoas estavam longe da vontade de Deus e presas a uma religião morta e insensível. Durante séculos, não se viam operações divinas em Israel, porque não havia a pregação da fé. Em nossas igrejas, quando se fala de tudo menos da fé, é raro vermos grandes obras.
Todos da sinagoga se encheram de ira e expulsaram Jesus da cidade, levando-O a um despenhadeiro, onde a cidade estava situada, para de lá O precipitarem (Lc 4.28,29). Imagine o Filho de Deus sendo morto antes do tempo pelas mãos de quem desconhecia o Reino celestial! Enquanto O levavam, Cristo usou o poder de Deus e saiu do meio deles. Ao chegarem à boca do precipício, eles ficaram boquiabertos, pois o Salvador não estava mais nas mãos deles.
O mesmo poder usado pelo Senhor está à nossa disposição para desfazermos os planos do diabo a nosso respeito, os quais, diga-se de passagem, são ruins. Jamais se conforme com a falta de autoridade vista em toda parte. Procure se consagrar ao Altíssimo e obedecer a Ele. O Senhor cura, liberta e salva a quem Lhe dá ouvidos. Há muito a ser feito, só depende de nós!
Ao nos capacitar para lutarmos contra o inimigo, Deus nos qualificou para desfazer as armadilhas maléficas. Você pode e deve crer na Palavra do Altíssimo e se santificar, mesmo sem ter um cargo na igreja. Deus unge e usa qualquer pessoa que queira andar com Ele, submetendo-se à Sua vontade. Ele o ama!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus de abundância! As pessoas que ouviram Teu Filho falar sobre a falta de usar o Teu poder enviado àquele que crê na Tua Palavra se encheram de ódio e quiseram matá-Lo, mas fracassaram. O diabo tem de se curvar diante de Ti.
Conhecendo a Tua vontade, pedimos a Tua unção para dar cura aos enfermos, liberdade aos cativos e salvação aos que aceitarem Teu Filho como Salvador e Senhor. Obrigado pelo favor dispensado a nós.
Que as viúvas sejam alimentadas, os leprosos, curados, e os sofredores encontrem em nós verdadeiros pregadores do Evangelho, que sabem usar o Teu poder. Tu és bom e fiel!