ongrace.com

> Mensagem de Hoje

25/02/2023 - DEU-SE NOTÍCIA AO REI

  • Envie por Email
  • Imprimir
Então, deu-se notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que esta noite vieram aqui uns homens dos filhos de Israel para espiar a terra. Josué 2.2

Ouça a mensagem

O relato que se espalhava a respeito das vitórias de Israel sobre os povos que não lhe davam passagem mexia com o coração dos que sabiam que seriam os próximos. Esses adversários criam que Deus daria Canaã a Israel. Quando Moisés foi a Seom, rei de Hesbom, pedir autorização para passar pela estrada real que cortava o seu território, Seom se armou em oposição aos israelitas, mesmo Moisés prometendo pagar por qualquer prejuízo (Nm 21.21-26).

Seom, cujo significa em hebraico é grande ou varredura, havia guerreado contra Moabe, tomando grande parte do território deste. Ao receber o pedido de Moisés, o rei de Hesbom ajuntou o seu exército contra Israel. Dirigido por Deus, os israelitas não só triunfaram, como também ficaram com a terra de Seom e a parte que fora tomada de Moabe. Essa façanha fez todos os povos temerem o confronto com Israel. Ao enviar espias, Josué orou, e Deus os abençoou.

A notícia da derrota de Seom serviu de combustível para aumentar o pavor dos demais povos em relação a Israel. Ogue, rei de Basã, resolveu enfrentar os filhos de Jacó. Nessa tentativa de impedir o plano divino, foi morto. Seu nome significa gigantesco, sua cama media 4 m de comprimento por 1,80 m de largura. Era o último dos refains (gigantes) e foi liquidado.

Ogue cometeu o mesmo erro de Seom (Dt 3.1-13). Moisés não queria tomar a terra dele, mas o seu povo precisava passar pela estrada que cortava aquela nação. Por ser um guerreiro famoso, Ogue resistiu ao pedido israelita. Ele juntou todo o seu povo e foi destruir Israel. Mas os filhos de Jacó se defenderam e o aniquilaram. O medo de deixar os herdeiros da promessa feita a Abraão passar fez Ogue apressar a sua derrota.

No caso de Josué, ele percebeu que a hora de derrubar Jericó chegara. Então, enviou dois espias para fazer um levantamento daquele lugar. Por certo, ele orou por aqueles homens, pedindo que o Senhor os guiasse durante a pesquisa. Porém, de repente, o rei de Jericó recebeu a informação de que havia pessoas estranhas andando em seu território. Diante disso, ficou alarmado e decidiu evitar um prejuízo maior, mas de nada adiantou!

Certamente, o Altíssimo estava naquelas pessoas que viram o perigo rondar o território delas. Entretanto, o que era para amedrontar os espias, deu-lhes alegria pela maneira como Deus os protegia e salvava. Nada acontecerá com os servos de Deus, pois Ele cuida dos Seus com poder e amor. Há quem se desespere vendo os acontecimentos da vida alheia. Contudo, isso não deve nos molestar; afinal, temos a promessa de que mal algum chegará à nossa tenda (Sl 91.10). Creia e viva!

O rei e os habitantes de Jericó ficaram receosos quando souberam da presença dos israelitas na cidade. Porém, alguém se alegrou e favoreceu os espias, como veremos nas próximas lições. Não há motivo para temer se Deus está conosco!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Senhor, nosso Guarda! Nada de nos preocupar com o amanhã, porque ele trará seus medos. Precisamos confiar em Ti e fazer a Tua vontade. Temos a Tua Palavra, ó Onipotente Deus, de que jamais devemos temer nem nos retirar das batalhas da fé!

Era normal alguém ver os Teus servos pesquisando as características da terra para informar ao comandante Josué. Se Seom e Ogue, reis amorreus, foram derrotados quando lutaram contra os povos que perderam para o Teu povo, quem resistiria a Israel?

Eles sabiam quem eram – conheciam as promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó –, por isso não se deram ao medo e fizeram o trabalho especial de percorrer Jericó. Tu és tudo de que o Teu povo precisa para avançar pelo mundo e mostrar quem Tu és: o único Senhor!

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração