A inimizade entre os gêmeos começou ainda no ventre de Rebeca e acabou no encontro preparado pelo Senhor. Mesmo que não estivessem bem um com o outro, a paz viria, pois assim diz a Palavra: Sendo os caminhos do homem agradáveis ao SENHOR, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele (Pv 16.7). Deus sempre abençoará aquele cujos caminhos lhe são agradáveis. Portanto, faça o bem!
Quando saiu com 400 homens para encontrar Jacó, Esaú planejava cumprir o que a sua alma sempre desejou: acabar com o irmão que lhe tomara a primogenitura, a qual o próprio Esaú tomara dele ainda no ventre materno (Gn 25.21-23). O propósito de Esaú era matá-lo com a fúria e o ódio que imperavam em seu interior. Temendo esse encontro, Jacó passou a noite lutando com Deus e se tornou um príncipe, pois, nesse embate, prevaleceu (Gn 32.24-30). O nome de Jacó mudou para Israel. Esaú o viu e chorou!
Temos de aprender a lutar com Deus para vencermos nosso interior. Jacó triunfou sobre seu próprio medo enquanto pelejava em Peniel. Então, a alegria da sua alma venceu o ódio que Esaú nutria por ele. Este não sabia que o irmão havia lutado com alguém infinitamente superior a ele e seus 400 homens sanguinolentos. Após o ato de fé de Jacó, o coração de seu irmão foi apaziguado. O Senhor estava ao lado de Jacó. Deus é bom!
A princípio, Esaú recusou a oferta do irmão. Porém, devido à insistência e à explicação de Jacó, o coração de Esaú se quebrantou de vez. Assim, a paz foi selada entre eles. Jacó estava sendo amigável com seu irmão, pois sabia do que ele era capaz. Esaú propôs: E disse: Caminhemos, e andemos; e eu partirei adiante de ti (Gn 33.12). Com sabedoria, Jacó o fez entender que aquilo era desnecessário!
Jacó disse que, graciosamente, o Altíssimo lhe dera muito. Diante disso, como prova de amor, queria compartilhar um pouco de seus bens com Esaú. Ora, uma negociação exige coração de ferro, e as pessoas não imaginam o poder dos argumentos verdadeiros. A ajuda de Deus fez Jacó vencer seu irmão com a sabedoria celestial. Negociar bem é uma virtude divina!
Por ter de tudo, Jacó não precisava se preocupar se lhe faltaria algo. Essa explicação foi convencendo o seu irmão a deixá-lo seguir seu caminho. Certamente, o coração de quem prevaleceu lutando com Deus venceria qualquer pessoa que se apresentasse com boas ou más intenções. Nunca se esqueça do que o Altíssimo tem lhe falado, pois Ele tem preparado você para vencer suas causas!
Jacó continuou insistindo para que Esaú ficasse com o que lhe oferecia, porque sabia que, ao final, prevaleceria sobre o seu irmão. Então, usando de mais sabedoria, fez Esaú ir à frente, e ele o seguiria de longe, já que o gado e as crianças não podiam andar rápido. Esaú quis deixar alguns dos seus homens com ele, porém Jacó o demoveu dessa ideia também!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus das negociações! Esaú encontrou Jacó e constatou que o irmão não era como pensava. Com isso, a rivalidade deles acabou. Jacó tinha duas esposas da terra dos seus pais, diferentemente de Esaú que, para pirraçar os pais, casou-se com várias mulheres de Canaã. Tu ajudaste a Jacó!
Pai, Tu socorrerás todo aquele cujo propósito for bom, mesmo que a pessoa não Te ame e seja dada à violência. Tu mudarás o coração dela para ter paz com quem Te ama e serve. Jacó saiu vitorioso duas vezes, ao lutar com o anjo e com o irmão!
Queremos participar de uma luta Contigo, porque Tu fortalecias o herdeiro da bênção e o esforçava para nunca mais se esquecer daquele encontro. Jacó precisaria das Tuas forças para obter êxito na luta Contigo e com Esaú!