E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
Atos 1.7
Nunca deseje desvendar os mistérios de Deus, pois Ele só nos permite conhecer aquilo que nos foi revelado. Após a volta de Cristo, na eternidade, conheceremos tudo. O Senhor é onisciente e tem um plano que nem o Seu próprio Filho, Jesus, sabe (Mc 13.32). As mais variadas doutrinas religiosas surgiram quando alguém quis conhecer o que as Escrituras não revelam.
Nessa passagem de Atos 1.7, o Senhor diz claramente que as coisas encobertas pertencem a Ele para sempre. Diante dessa declaração, vemos que é um grande erro alguém se achar especial e começar a orar, jejuar, buscando ter ciência dos mistérios divinos. De fato, só em pensar em conseguir isso, a pessoa já caiu no “conto do diabo”. Aquelas que são vaidosas, que querem ser o que não foram chamadas para ser, costumam orar assim e, por isso, caem em transgressão.
Em 2 Coríntios 12.2-4, lemos que Paulo foi elevado ao terceiro Céu, lugar em que, segundo os teólogos, encontra-se o Trono do Altíssimo. Lá, o apóstolo ouviu coisas que ao homem comum não compete saber; por causa dessas revelações, que, diga-se de passagem, ele não buscou, foi-lhe dado um espinho na carne para que ele não se ensoberbecesse. Não temos estrutura para conhecer os mistérios eternos; por isso, não peça a Deus que os revele a você.
A vaidade humana sempre quer levar alguém a se sentir melhor do que os outros e, mesmo tendo sido avisado pelo Pai celeste de que somente podemos conhecer o que foi revelado, há gente que ora, jejua e insiste em pedir tal revelação. Um dia, o inimigo se passando pelo Senhor mostra algo a esse curioso, e, assim, uma mentirosa doutrina é formada. Quem ultrapassa o que está escrito cai na condenação do diabo.
Nossa época é especial. Ao Altíssimo aprouve que andássemos por fé e não por vista (2 Co 5.7). O que passar disso não vem do Senhor. Então, Ele não dotará uma pessoa de revelações especiais dos Seus mistérios, seja ela quem for, pois isso iria contra a Sua Palavra. Todos aqueles que, nas gerações passadas, insistiram em conhecer o que está oculto foram enganados por Satanás e se perderam.
O Senhor é onisciente e, na Sua capacidade, que é total em todos os sentidos e completa por natureza, idealizou um plano o qual se refere ao dia da volta de Jesus , que nem mesmo o Seu próprio Filho conhece. Com isso, quando alguém lhe disser que Deus revelou a ele o dia, o mês, ou o ano da volta do Salvador, não dê a menor atenção a tal “revelação”, pois ela provém do maligno.
Por causa dessa curiosidade satânica, o mundo está cheio de doutrinas religiosas, as quais nada têm de Deus. Milhões de pessoas foram e serão enganadas por esses “iluminados”, mas onde eles estarão após o juízo final? Certamente não será no Céu.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares