Ser desleixado em relação aos estatutos de Deus faz uma diferença tremenda na vida de quem toma tal atitude. Certamente, essa pessoa será oprimida enquanto não se converter. É como alguém que tem conhecimento de que está proibido de ingerir certo alimento, mas o faz e diz não entender por que sofre ao passar mal. Ela até se ressente do fato de outros poderem comer aquela comida, e ela não. Alergia é algo sério!
O Senhor jamais brincaria com alguém, proferindo palavras enganosas. Ora, as Escrituras precisam ser observadas por quem quer se livrar dos problemas. Os sábios logo fazem a vontade do Altíssimo, porque, assim, serão recompensados. Já os rebeldes se entregam às práticas proibidas e arcam com os danos. Como Pai, o Senhor nos exorta sobre a desobediência à Sua Palavra. Seja sábio! (Jó 28.28).
Do versículo 15 até o 44, o Todo-Poderoso adverte acerca dos males que atingirão aqueles que sem o menor interesse em evitar os erros. Por isso, amargarão o sofrimento, mencionado pelas Escrituras, o qual virá sobre os insubmissos. Temos de acreditar em Quem é a Verdade e mostra o que obteremos ao darmos ouvidos à Sua Palavra. Nenhum mal sucederá a quem cumprir as ordens do Altíssimo (Sl 91). Examine a Bíblia e se liberte completamente!
A lista de advertências continua, mas os infiéis acham que elas não lhes dizem respeito. Porém, caso não se examinem, verão as consequências de suas más escolhas. Deixar de dar ouvidos à voz do Senhor é o ápice da revolta contra Ele. Infelizmente, alguns se acham “sortudos” e capazes de rejeitar as orientações divinas. Assim, enfrentam muitos problemas. O pior cego é aquele que não quer ver. Vigie!
Precisar dar atenção a Deus, para guardarmos os Seus mandamentos e juízos, pois esse ato simples nos impedirá de sermos atingidos pelos dardos inflamados do diabo (Ef 6.16). Porém, quem não acredita no Senhor já está pagando um alto preço. Seja você quem for, torne-se o filho obediente e bem-sucedido em todos os sentidos. Agora, se quiser passar por problemas de todo tipo, ignore a Palavra!
O escritor de do livro de Provérbios foi usado para fazer as seguintes perguntas: Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as pelejas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? (Pv 23.29). Eis a resposta: Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada (Pv 23.30). Nesse contexto, vinho simboliza o pecado. Há “bebida misturada” sendo acrescentada ao registro bíblico.
O melhor é obedecer aos estatutos, pois eles lhe darão sabedoria para você se tornar livre dos males. Os obedientes provam o amor divino, mas os que não se enquadram na Palavra serão afligidos pelo inimigo. Converta-se já!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus, nosso bom Professor! Por que demoraríamos perto do vinho, ou buscaríamos bebidas misturadas, se temos a Tua clara e pura Palavra que nos protege? Que a Tua misericórdia ilumine a nossa consciência para não andarmos como o mundo deseja e obriga!
Sabemos como viver longe das maldições! Elas atingem quem age mal e não se deixa ensinar por Ti. Não queremos nenhum sofrimento nos perseguindo e agindo dentro da Tua casa, o nosso corpo. Por isso, determinamos que Te seguiremos hoje e sempre!
Obedeceremos aos Teus mandamentos; assim, veremos a Tua glória sobre nós e nossa família. Pedimos perdão pelas vezes em que não Te atendemos. A partir de agora, com a Tua ajuda, observaremos a santa Palavra!