Libertar israelitas da escravidão seria algo inimaginável hoje, apesar dos recursos de que dispomos. No entanto, pela fé, Moisés forçou o maior império daquela época a abrir mão de uma multidão que trabalhava para Faraó sem receber pagamento algum. O que mais impressiona é o tempo em que os herdeiros da promessa feita a Abraão passaram escravizados, como se não tivessem direitos eternos. Quanta gente está na mesma situação por desconhecer a Verdade?
O Altíssimo fez os filhos de Israel não sentirem sede durante o trajeto para Canaã. De modo repentino, a vontade de beber água cessou. Isso nos ensina que o Senhor pode intervir em situações de necessidade. Muitas vezes, uma pessoa viaja para longe de casa, onde passará vários dias, e não leva o cônjuge. Ao retornar, revela que sofreu bastante por causa da saudade. Se isso ocorrer, ore para que esse sentimento seja tirado enquanto você estiver fora.
O profeta relata que Deus conduzia Seu povo pelos desertos. Em nossa caminhada rumo à Canaã celestial, também somos levados a partes inóspitas. Nelas, além de não haver conforto, encontramos armadilhas bem preparadas; portanto, precisaremos de ajuda. Se formos guiados pelo Altíssimo, até mesmo sem sentir, seremos liberados da sede, ou de qualquer outra necessidade. Deus é tremendo!
No meio dos israelitas, houve pessoas que se deixaram levar pelas tentações e saíram da presença divina; por isso, voltaram a sentir os sintomas normais pelas coisas da vida que estavam suprimidos. Devemos ficar atentos às propostas do inimigo, que virá, sem percebermos, com suas tentações; então, se não estivermos vigiando e orando, cairemos em seus laços. Caso isso ocorra, sofreremos imensamente.
Quando pecaram, a sede voltou. Diante disso, clamaram, e Deus fez correr águas da rocha. Essa Rocha era Jesus, o qual também tem amor, alegria, paz e os demais frutos do Espírito para nos completar e fortalecer, a fim de que corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta (Hb 12.1). Deus é infinito em Sua capacidade de suprir nossas necessidades em Cristo Jesus (Fp 4.19). Então, não se deixe levar por nenhuma falta, mas supra todas com a fé no Filho de Deus.
O Senhor está preparado para fender a Rocha e saciar a nossa sede. Ora, sendo Todo-Poderoso, Ele pode não só nos dar água, mas também cura, ajuda financeira, sabedoria e demais bênçãos. O que Deus não faria para nos manter vivos em Sua presença e nos ajudar a combater o bom combate até acabarmos a carreira, guardando a fé? Veja o que você precisa que Ele faça e, depois, vá a Palavra e fique atento a ela.
As águas manarão toda vez que Deus determinar. Sendo assim, procure viver em comunhão com Ele, não cedendo a nenhuma tentação. Lembre-se: somente os que estiverem em santidade verão o Senhor (Hb 12.14). Faça o que for preciso para não se envolver nas mentiras do inimigo. A sua hora de mudar e viver a fé em Jesus é agora!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor! Tu nos surpreendes pela Tua capacidade e Teu desejo de fazer o melhor para vivermos bem. Por isso, podemos Te pedir que supras as nossas necessidades. Como é bom viver na Tua presença!
Hoje, crescemos mais um pouco no entendimento do Teu grande amor e, a partir de agora, sabemos que, quando precisarmos de qualquer ajuda, podemos contar com a Tua graça, que suprime até a sede de uma nação inteira, para que ela aprenda a Te temer e respeitar.
Oramos pelos que passam por privações e, com isso, enfraquecem e adoecem, quer sejam salvos ou não. Se todos aprenderem a Te servir, também desfrutarão do que fizeste pelo Teu povo no deserto. Que a humanidade Te reconheça como Senhor! Amém!