ongrace.com

> Mensagem de Hoje

29/05/2009 - E DEUS NÃO OS DESAMPAROU

  • Envie por Email
  • Imprimir



“E recusaram ouvir-te, e não se lembraram das tuas maravilhas, que lhes fizeste, e endureceram a sua cerviz, e na sua rebelião levantaram um chefe, a fim de voltarem para a sua servidão; porém tu, ó Deus perdoador, clemente e misericordioso, tardio em irar-te, e grande em beneficência, tu os não desamparaste” (Neemias 9.17).

Um abismo chamou abismo, e, assim, os filhos de Israel foram longe no pecado. Primeiro, recusaram-se a ouvir a voz de Deus; depois, endureceram a cerviz. Então, levantaram um chefe para voltarem à servidão do Egito. Mas o Senhor, que é perdoador, clemente e misericordioso, não os abandonou.

Hoje, o Altíssimo faz o mesmo com aqueles que se voltam para Ele e creem em Jesus como Salvador e Senhor: não os desampara. Por outro lado, veja o que acontece com quem se afasta de Deus: um abismo chama outro abismo (Salmo 42.7a). Isso quer dizer que, à medida que o homem se distancia do Senhor, a opressão lhe sobrevém com força ainda maior. Foi exatamente o que ocorreu com os israelitas: distanciaram-se do Caminho e aproximaram-se cada vez mais do pecado.

Ao cair no erro, o cristão paga um preço alto, pois se coloca em uma posição na qual o inimigo tem condições de atingi-lo. Embora os israelitas tenham magoado o coração de Deus, o Todo-Poderoso enviou Seus servos a fim de que os advertissem, mas eles não deram ouvidos à voz divina. De um lado, o Senhor falava aos israelitas, e, do outro, o maligno os tentava.

O erro do povo de Deus é descrito da seguinte maneira:
Primeiro, ele se recusou a ouvir as advertências divinas. Ora, o Senhor jamais falaria algo que não fosse de bom proveito para os Seus. É perigoso afastar-se de Deus; afinal, longe dEle, o cristão está dentro da área de atuação do maligno, o qual é impiedoso.

Segundo, Israel endureceu o coração, o que é muito triste, porque quem não escuta mais a voz do bom Pastor passa a ficar “hipnotizado” pelo inimigo. Mesmo conhecendo a história de muitos que fizeram isso, cujo final trágico permanece por toda a eternidade, aquele que é levado pelo diabo insiste em não abrir os olhos e em caminhar em direção ao abismo.

Por fim, Israel elegeu um chefe para levá-lo de volta à servidão. Aquele que seguir quem estiver cego espiritualmente cairá com ele no precipício. Só há um pastor que devemos seguir: Jesus Cristo (João 10.16b). Quem tiver qualquer líder ou religião ditando seus passos passará por momentos trágicos. Se abrir os olhos e ouvir tão-somente a voz do Senhor, fará todo o possível para não ser levado pelo “canto da sereia”.

Conheço muitos que deram ouvidos a Satanás e, hoje, nadam na lama do chiqueiro infernal, sofrendo todo tipo de ataque maligno. O segredo para não cair no lamaçal do pecado é voltar-se para o Senhor, que perdoa com clemência e misericórdia e não desampara os que crêem em Jesus como Salvador e Senhor.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração