Em toda a história do Evangelho, os judeus se mostraram os mais difíceis de serem ganhos para Jesus, porque a tradição deles não O aceitava de forma alguma. Eles sequer entendiam os escritos dos profetas a respeito da vinda do Filho de Deus. Alguns ainda esperam a vinda do Messias, apesar de ter sido anunciada em detalhes pelo profeta Isaías em seu livro, contando, inclusive, que Cristo sofreria as nossas doenças e levaria sobre Si as nossas iniquidades (Is 53). Por que agiam assim?
Paulo estava em Corinto e, como os judeus se opunham a que falasse de Jesus, resolveu ir aos gentios. A Bíblia registra essa decisão: Mas, resistindo e blasfemando eles, sacudiu as vestes e disse-lhes: O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo e, desde agora, parto para os gentios (At 18.6). Que triste dia! Quando os judeus resistiram ao Espírito de Deus, Este deixou de levar a semente de Abraão à fé em Cristo.
O principal da sinagoga de Corinto, chamado Crispo, dando ouvidos ao toque divino, converteu-se ao Senhor com toda a sua família. Porém, a maioria não deixou o Espírito Santo lhes mostrar que estavam tomando a decisão errada. Ao recusarem a Luz, seriam dominados pelas trevas e sofreriam muito (Jo 3.19). No entanto, Paulo, que era judeu e lutou para convertê-los à fé em Jesus, menciona a esperança para eles: Também Isaías clamava acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo (Rm 9.27). Amém!
Muitos moradores de Corinto deram atenção ao anúncio de Paulo, e isso foi notório. Assim, começou a evangelização daquela cidade. Quando as pessoas entendiam a mensagem, logo aceitavam Cristo como Senhor e Salvador. Hoje, a mesma coisa tem de ser feita, pois não basta cristianizar as pessoas, mas dar a elas o entendimento de que precisam encontrar Aquele que morreu na cruz pela humanidade.
Eles creram em Jesus e foram salvos. Aqueles que não se entregaram ao Senhor onde estão hoje? Não precisamos nos preocupar com quem rejeita o Salvador, porém temos de cuidar de quem assume a fé nEle. A Bíblia explica por que as pessoas recusam a fé em Jesus: E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más (Jo 3.19). Ame o Senhor e seja salvo!
Após a conversão, ao ouvirem falar do batismo nas águas por imersão, os convertidos passaram por ele. Hoje, muitos insistem que se pode batizar por aspersão – quando se jogam uns pingos d’água na cabeça do convertido. A palavra batismo vem do termo grego baptismos, que significa imergir, mergulhar. Não há como mudar a ordem do Senhor. Os batizados se agregam à igreja recém-criada.
Quando algumas pessoas se convertem, deve-se formalizar a abertura de uma igreja na localidade, para que os membros se reúnam para estudar a Palavra e os perdidos tenham um lugar onde poderão ouvir falar de Jesus. Quem se entrega a Cristo é mais uma alma arrebatada do fogo, a qual estará capacitada a viver na eternidade nos Céus!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor da nossa salvação! Os judeus residentes em Corinto se fecharam para o Evangelho. Foi uma péssima ideia, pois ficariam de fora da Tua presença para sempre. Depois de descobrirem que foram enganados, nada mais poderia se feito em favor deles!
Que, em nosso meio, não haja tal decisão, porque será o pior momento para os não salvos. Pai, ajuda-os a enxergar a Verdade! Os Teus profetas falaram de modo claro e perfeito a respeito do Salvador: Ele viria. E veio!
Qual é a razão dessa birra? Mais de dois mil anos se passaram, e o Messias idealizado pelos judeus não veio, nem houve mais nenhuma profecia sobre isso. Eles são zelosos, mas falta a sintonia Contigo. Que sejam como Crispo, que creu e se salvou!