Por 38 anos, um paralítico esperou para ser curado. Isso nos faz pensar em quantos têm vivido esse mesmo tipo de fé. Alguns, em breve, morrerão sem ter sequer experimentado a bondade de Deus. Por causa disso, é necessário pregar a Boa Notícia para eles; caso contrário, jamais conhecerão o Senhor na terra dos viventes e, como consequências sofrerão para sempre por não terem sido salvos.
O homem, cujo milagre está narrado em João 5, era religioso, mas, como acontece com os que seguem rituais das mais diversas religiões e igrejas, ele não conhecia o Salvador. Que tragédia! Há milhões de pessoas que se dizem cristãs, mas não sabem quem é o Deus de amor e paz. Elas são capazes de usar meios escusos e criminosos para realizarem projetos pessoais, dizendo que agem em Nome do Senhor.
Quando Cristo Se apresentou diante do enfermo, se não fosse a misericórdia divina, tal homem teria perdido a oportunidade de sua vida. Muitos cometem esse erro, pois não falam do Salvador para o seu povo nem ensinam que amá-Lo é ter os mandamentos e guardá-los (Jo 14.21). O resultado disso é que muitos são enganados, entregam-se ao pecado e se iludem ao achar que já foram salvos. Onde a Verdade não é ensinada, não há Deus.
Ao responder, o homem mostrou ao Mestre por que não havia sido curado ainda: ele vivia murmurando contra tudo e todos. Entretanto, isso não moveu Jesus do Seu intento de lhe dar vida com abundância (Jo 10.10b). Não importam os seus ressentimentos; isso não fará o Senhor agir de modo diferente. Ele veio para destruir as obras do diabo, por isso, se você permitir, Ele o libertará completamente, mas é preciso invocá-Lo.
Ao receber a ordem de tomar a cama e andar (Jo 5.8), ele não deu mais atenção às regras, mas obedeceu e, em seguida, foi curado. Ele sabia que não podia carregar a cama por causa de uma norma não bem entendida da sua religião. Mais tarde, ao ser repreendido, afirmou que a pessoa que o curara lhe havia mandado agir assim. Os fariseus e escribas, como afirmam as Escrituras, coam um mosquito e engolem um camelo (Mt 23.24).
Indagado sobre o ocorrido, aquele homem confessou que não sabia quem era Aquele que lhe dera tal ordem. É bom saber Quem é Jesus, pois Ele tem muito mais para lhe conceder do que você já recebeu. Portanto, adquira uma Bíblia e a leia diariamente. Assim, você não continuará mais na sua paralisia espiritual nem permanecerá submisso a preceitos vazios de poder para abençoá-lo.
Não se deixe levar por orientações fora da Palavra de Deus, as quais, com certeza, não o farão ser bem-sucedido. Somente os que conhecem a Verdade tornam-se livres de fato. Examine-se e veja se você tem obedecido aos ensinamentos bíblicos ou apenas observado dogmas religiosos. Em Jesus, há vida e poder!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor! Que contraste há entre as religiões e a Verdade. No tanque de Betesda, aquele paralítico esperou, durante 38 anos, o mover das águas para ser curado. Ele vivia ressentido, pois ninguém o ajudava.
Somente por Ti as pessoas podem ser restauradas, por isso aquele cidadão passou tantos anos tentando se arrastar para o tanque, mas sempre havia alguém à sua frente. Porém, quando estás operando, a libertação acontece.
No momento em que visitavas aquele enfermo, ele nem se dava conta de Quem estava diante dele. Por isso, “recitou” o seu rosário de lágrimas. Contudo, com firmeza, ele recebeu a Tua ordem. Faz o mesmo por nós!