Para os irmãos, José era um insolente, irresponsável e metido a querer ser o maior da sua casa. Porém, para Deus era um vaso escolhido para fazer a vontade do Alto naqueles dias (Gn 37.12-20). José sofreu por dar ao Senhor lugar em sua vida, mas cumpriu a sua missão com dedicação e amor. A vaidade não era o seu traço marcante, e sim a submissão ao Todo-Poderoso. José foi usado tremendamente pelo conselho da vontade divina. Que também saibamos amar o Altíssimo e servir a Ele!
Somente quem tem o Santo Espírito consegue descrever com toda fidelidade a saga de José, para que Deus seja glorificado com a participação humana. Quem é o homem que pode e deve contribuir para o Reino dos Céus ser engrandecido? Sem dúvida, aquele que não tem a presunção de ser aplaudido, e sim de se submeter, em seu íntimo, com o plano eterno revelado pelo Senhor. Essa pessoa também saberá o que é padecer, ser traída e justificada pelo amor divino (Fp 1.29).
Depois das provações, chegara a hora de José ser usado como profeta. Ele se encontrava na prisão do Egito, onde o seu dom também florescia e se tornou bênção para os demais encarcerados (Gn 39). Dois homens o procuraram para contar o que sonharam, e a estes o filho de Jacó soube dar o significado dos sonhos. Ao copeiro profetizou que seria libertado e voltaria a servir vinho ao rei, e ao padeiro, que seria morto. As profecias se cumpriram.
Como o mundo precisa de servos do Senhor que sejam somente fiéis, desinteressados do que é material, inclusive dos aplausos de todos! A glória deve ser dada apenas a Quem a merece de fato e não aos ávidos por ocuparem cargos que não lhes foram destinados. Nada melhor do que ter o consolo do Senhor, mas, para isso ocorrer, a pessoa precisa ser o que o Altíssimo tem determinado. Somente os verdadeiros servos poderão servir a Deus (Lc 12.42,43).
Examinando a vida de José, vemos que a melhor coisa é submeter-se à vontade divina. Quem imaginaria que o filho de Jacó chegaria a uma posição de tamanha responsabilidade? (Gn 41). Os sonhos dele foram de grande valia para a humanidade daquela parte do planeta. Render-se ao propósito do Senhor é tomar a decisão acertada. Tudo o que nos acontece de bom ou de ruim nos mostra lições preciosas, as quais nos dão condições de cumprir algo maior e mais nobre no futuro.
A hora de José mostrar quem era chegou: saiu do cárcere para ser governador do Egito, um dos grandes países de todos os tempos. Qual era a sua experiência anterior? Bem, ele foi chefe da casa do mordomo do Faraó e, depois, um líder na prisão. Porém, a sua experiência verdadeira era saber falar, confiar e agir sabiamente, como Deus o orientava. A sua fé no Deus de seu pai o levou a tal invejável cargo. Ele era o segundo na hierarquia egípcia.
O que Deus preparou para você? Bem, isso ninguém saberá dizer, mas, se você amá-Lo de coração e servir-Lhe com as suas forças, dando o exemplo e resistindo ao diabo, você será quem Ele determinou e preparou para ser.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus da perfeita escolha! Jesus falou que nós não O escolhemos, mas Ele nos escolheu. José não escolheu nem lutou para ser o que Tu desejavas para ele, e sim Tu o encaminhaste ao lugar certo, dando-lhe um poder que ele jamais pedira!
Foi bom o Salvador falar da nossa escolha e nomeação. Ainda que tudo e todos se disponham contra nós, se Te servirmos, chegaremos aonde tens apontado como o nosso lugar de reinar na vida. Obrigado por nos destinares para fazer a Tua vontade!
José profetizou para o copeiro, só não disse a respeito de si mesmo; afinal, isso estava sob o Teu conselho e não podia ser revelado antes do tempo. Ele soube esperar em Ti. Concede-nos esse tipo de fé! Não queremos Te frustrar, Senhor. Livra-nos das tentações!