A partir desta mensagem, iniciamos um estudo sobre as lições de Jesus, registradas no capítulo 23 de Mateus, para melhorar o nosso procedimento na fé em Cristo. Jamais faça algo, dê uma resposta ou ensine a alguém aquilo que não esteja de acordo com a Bíblia. Sirva a Deus conforme Ele orienta, a fim de ser aprovado como servo bom e fiel (Mt 25.21,23). O Salvador declarou que não fazia nada sem ouvir o Altíssimo (Jo 15.15). Fale o mesmo!
Jesus criou tudo seguindo as orientações do Pai. Ele examinou a obra do Filho e viu que era bom (Gn 1.31). Os ensinos do Mestre não contêm erros e cumprem a promessa do Salmo 32.8: Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Por que deixar a orientação perfeita de lado e afirmar o que Deus não diz. Entenda: na Escritura Sagrada, o Senhor tratou de diversos assuntos.
Mateus foi zeloso ao dizer que Jesus falou à multidão e aos Seus discípulos. Então, não deixe o diabo enganá-lo ao sugerir que você não precisa estudar as lições deixadas pelo Mestre, a menos que queira parar de progredir e pecar. Somos filhos de Deus e necessitamos de toda direção vinda dEle, pois a dos homens é contaminada com vícios e incapacidades.
Cristo começou a Sua “aula”, chamando a atenção da multidão e dos discípulos para as revelações do Pai celestial, a fim de que melhorassem o serviço prestado a Deus e fossem aprovados no final. Jamais seja um cristão relapso, recusando-se a aprender com o Ser que criou todas as coisas do nada (Jo 1.1,2). Precisamos ser instruídos por Quem é Onisciente – conhece todas as coisas. Os escribas e fariseus, ao escutarem Jesus, receberam duras repreensões.
Quem aprende com o Filho de Deus torna-se sábio, mesmo não tendo escolaridade, como ocorreu com Pedro e João. Estes falaram ousadamente aos sacerdotes sobre a vontade do Senhor, fato que surpreendeu aqueles religiosos: Então, eles, vendo a ousadia de Pedro e João e informados de que eram homens sem letras e indoutos, se maravilharam; e tinham conhecimento de que eles haviam estado com Jesus (At 4.13). Surpreender autoridades e o povo é a nossa missão!
A partir de agora, dê atenção à leitura bíblica, pois fará de você um servo bem informado e preparado para a obra. O Pai celestial não Se importa com a nossa aparência, se nossa roupa é cara ou não. Além disso, não precisamos de palavras bonitas com o intuito de agradar a Deus, e sim ser verdadeiros no que dizemos sem tentar ensinar ao Senhor. Afinal, Ele é soberano e completo em Suas obras. Aja com prudência!
O apóstolo João falou a respeito do que foi escrito na Bíblia: Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e, se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém! (Jo 21.25). O Salvador não deixou o homem sem a direção para tomar boas decisões. Então, ao ler a Palavra ou ouvir a mensagem pregada na igreja, você obterá a direção certa. Creia!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor, nosso Mestre! Ajuda-nos a dar atenção à Tua Palavra. O Teu conselho virá do que está escrito, por obra do Espírito Santo. Necessitamos falar a Verdade para vencermos as tentações, enquanto somos purificados e nos tornamos Teu templo!
Sabemos que, nas multidões, há diferentes pessoas, mas a unção recebida de Ti dá-nos as condições de sermos bem-sucedidos na realização da Tua obra. Que possamos ter e ser o que desejas de nós. Instrui-nos a fim de levarmos as Boas-Novas ao mundo!
Sendo discípulos, devemos ser usados para fazer discípulos. Porém, sem a Tua revelação, não faremos a obra corretamente. Pai, tira do nosso coração a vaidade e o que ele cria por si mesmo, pois ele é desesperadamente corrupto. Socorre-nos, Deus!