Jabim governava Canaã, terra que Israel não ocupou, porque deixou de cumprir a ordem divina. Esse rei mau e opressor afligiu o povo de Deus durante 20 anos, assumindo o controle da região com o seu poderoso exército. Porém, com o passar do tempo e pelo fato de os filhos de Jacó terem pecado, o Senhor permitiu que sofressem nas mãos desse monarca (Jz 4.1-3). Sísera era o seu comandante, o qual agia com “mão de ferro” e parecia invencível, até o povo santo orar!
Esse comandante impunha grande medo aos israelitas, devido aos seus 900 carros de ferro, além do vasto exército. Para ele, ninguém o derrotaria, pois estava fortemente preparado. No entanto, isso não significava uma barreira para o Deus Todo-Poderoso, que ele não conhecia. Diante desse quadro, a profetisa Débora, casada com Lapidote, mandou buscar Baraque, a quem o Senhor havia comissionado, a fim de lutar contra os cananeus (Jz 4.4-7). Ela o chamou para guerrear.
Débora queria saber por que Baraque, tendo sido convocado pelo Altíssimo, ainda não estava lutando contra Jabim e seu exército. Baraque mostrou sua fragilidade, dizendo que só iria se ela fosse com ele. Essa serva do Senhor sabia que Deus estava naquele negócio, então partiu com Baraque e os dez mil homens das tribos de Naftali e Zebulom. O Senhor prometeu dar o exército de Canaã na sua mão.
A situação em Israel estava tão caótica, que Baraque e seus soldados desceram a pé do monte para ir enfrentar um exército equipado com os carros de ferro. A descida do homem de Deus foi como um deboche para Sísera, o qual estava bem armado e, inclusive, deve até ter zombado do exército de um punhado de homens diante de sua força militar. A humilhação que o Senhor fez não foi a Baraque, mas a quem perderia a luta, pois o Altíssimo é o Varão de Guerra!
Aquele grupo talvez estivesse despreparado quanto à indumentária ideal para a missão, mas era o mais bem equipado para ir à guerra por Israel: os servos de Deus revestiam-se da Sua glória, e Ele jamais perde uma batalha. Ora, pode ser que o seu inimigo esteja em melhores condições de lutar do que você, mas quem tiver o Todo-Poderoso no comando da sua vida jamais será vencido. O vitorioso naquela guerra foi Israel, porque, mesmo a pé, impôs o devido respeito ao povo santo (Jz 4.10-16)!
Nunca subestime o poder dado a você em o Nome de Jesus, pois, com ele, você será capa de derrotar as forças das trevas. Jamais se deixe levar pelas mentiras do diabo e seus demônios. Creia: o Pai celestial prometeu que você será vencedor sempre, basta querer. A disposição e o temor do Senhor em seu coração são a maior força do mundo. Quem tem Deus tem tudo!
Até a natureza se uniu ao desprovido, mas poderoso, exército de Israel. Do mesmo modo, o Altíssimo está à frente da sua peleja. Há mais poder do seu lado do que contra você. Para colocá-lo em prática, é necessário seguir as Escrituras!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus, nosso Socorro! Israel jamais perderia uma guerra, se Tu estivesses diante dos seus soldados. Da mesma maneira, venceremos qualquer mal, se lutarmos com todo o nosso coração, confiando em Ti!
Tu colocas ao nosso lado os principais do Teu exército; logo, a nossa vitória é certa. Por isso, não devemos ter medo nem retardar a nossa oração da fé. A nossa luta não é contra carne e sangue, nem será ganha pela força da carne, e sim pelo Teu poder!
Se vamos guerrear a pé, ou com o melhor transporte do momento, não importa. O que realmente tem valor é o Teu Nome, e, com ele, não seremos envergonhados. Tu nos disseste: “Não temas, porque Eu Sou contigo”. Obrigado por tudo!