ongrace.com

> Mensagem de Hoje

15/02/2012 - ESQUEÇA O PASSADO!

  • Envie por Email
  • Imprimir



Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.

Isaías 43.18

Os israelitas foram orientados a não se lembrarem do Egito, onde ficaram cativos. Boa coisa é esquecer o que lhe fizeram e viver a plenitude da nova criação que o Senhor realizou. Quem pensa no passado pode descuidar-se e desejar algo que lhe dava algum tipo de prazer. A nossa satisfação deve estar tão somente na presença do nosso Deus. A fidelidade do Altíssimo precisa ser o motivo de nossa confiança nEle, pois Ele é o que diz Sua Palavra.

O Senhor ordenou que os israelitas esquecessem o Egito, pois isso os impediria de desfrutar da nova vida na nova terra. Ele nos faz a mesma advertência hoje! Caso nos lembremos de um abuso sofrido, ou de outra maldade, talvez nos esqueçamos de que somos novas criaturas e, assim, voltemos ao espírito de mágoa e ódio. Se todas as coisas foram feitas novas para nós, desapegar-nos do que passou será muito bom.

Se, antes de conhecermos Jesus, éramos guiados pelo espírito que, agora, governa os que ainda não são salvos, por que nos lembrar do que nos fizeram? Sem dúvida, a mão de Deus não deixou que nos fizessem coisas piores. Se não fosse o Senhor, o qual já nos guardava quando estávamos em pecado, não estaríamos mais por aqui. Agora, devemos somente trazer à memória o amor com que Ele nos amou. 

Por outro lado, quem se dá ao trabalho de pensar no passado, sem que perceba, pode desejar coisas que lhe eram prazerosas e, com isso, como os israelitas fizeram em momentos de fraqueza, almejar “os alhos e as cebolas do Egito” (Nm 11.5). Se você acha que o Evangelho não é melhor do que os melhores momentos que você já teve no erro, então, não provou, de fato, o que é a vida abundante que Jesus lhe trouxe (Jo 10.10b).

O cristão tem de crescer no entendimento da Palavra e no Espírito Santo. Com isso, ele descobrirá as maravilhas que o esperam. A santidade não deve ser buscada apenas para evitar o Inferno; na verdade, quem a desfruta precisa saber a importância que ela tem em sua vida. Os que ainda estão na carne, ardendo em paixão proibida, devem esforçar-se para descobrir o quanto é bom andar na santidade. 

A nossa confiança em Deus deve fundamentar-se na fidelidade divina. Com isso, andaremos sem medo nem susto, completamente livres das mentiras do demônio. Ora, o Altíssimo é fiel para nos guardar de todos os males e jamais deixará de honrar o que os Seus lábios proferiram. Tendo o Pai celestial do seu lado, nada de mal lhe acontecerá.

Uma das boas informações a respeito do Senhor, nosso Deus, é que Ele é o que diz Sua Palavra, e quem O segue não tropeça em obstáculo algum. Faça tudo para não se lembrar do passado e não gaste seu tempo pensando em coisas antigas (Fp 3.13). Viva o Novo Testamento e, assim, usufrua o melhor. Desde que creia, você terá de Deus o que lhe for revelado na Palavra.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração