No julgamento dos edomitas, o Senhor mostrou como será o julgamento de quem deixa a vaidade, a terribilidade, a arrogância e a fragilidade da autoconfiança dominarem o coração. A nossa confiança tem de estar somente no Senhor, pois, por mais que se faça e se crie modos de proteção, eles não conseguirão nos guardar de coisa alguma. Quem depositar no Altíssimo a sua fé estará seguro, bem orientado e feliz. Deus é Todo-Poderoso!
Quem conhecia o país de Edom e admirava sua autoproteção, sem acreditar no que sucederia a esse povo, ficaria espantado com aquele lugar que, outrora fértil, seria reduzido a um deserto. A ajuda de Deus é necessária para vivermos bem, e ela vem pela fé dada por Ele, por darmos atenção aos Seus mandamentos (Rm 10.17). Nada melhor do que cumprir as ordens do Pai celestial!
Agora, eis a pergunta: vale a pena esmerar-se na proteção, na arrogância e falta de civilidade para com todos os conhecidos? Não. Deus julgará quem ceder ao espírito da maldade. Não se pode oprimir ou deixar de atender os direitos do próximo, pois o Senhor será o Juiz da situação. Para Ele, todos nós somos iguais, ricos ou pobres, cultos ou incultos. Ele não faz diferença entre nós (At 10.34)!
Deus espera que sejamos irmãos de pessoas de outros povos, e, se crermos nas Escrituras, aceitaremos que todos são nossos irmãos duas vezes, a primeira em Adão e a segunda em Noé, após o fim do Dilúvio e o início da Aliança com Deus (Gn 9). Por isso, estenda sua mão sempre; amanhã, talvez será você quem precisará de auxílio. Como diz o ditado: “Faça o bem sem olhar a quem”, realizando a boa obra em o Nome de Jesus!
As pessoas olhariam assombradas para a tragédia ocorrida com aquele povo. Do mesmo modo como aconteceu aos edomitas poderá acontecer conosco, se formos arrogantes. Nada melhor do que temer a Deus e amar o próximo como a nós mesmos (Mt 22.39). Não discrimine ou despreze ninguém, ainda que ele esteja errado. A sua maior glória será fazer o bem a quem dele precisar. Se você fosse o errado, não gostaria de ser amado também?
As pragas iminentes sobre quem não cumpre o propósito do Senhor estão registradas na Bíblia. Então, faça a leitura da Palavra, a fim de constatar que muitos males são consequências do tipo de vida de cada um. Leia Deuteronômio 28.15 até o final. Há solução para o seu caso? Sim, Jesus Se oferece a socorrer a quem quiser ser mudado (Mt 11.28-30). Aproveite o convite do Mestre e liberte-se já!
Qual é a razão de esperar até as pragas o destruírem por completo, se você pode, agora, tomar a decisão de ser liberto e ser abençoado? Deus perdoará os seus erros, fará você nascer de novo e se tornar uma bênção para todos. Vá até o Senhor neste instante, Ele só espera o seu sim. Convide-O a entrar e salvar a sua vida completamente!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus das maravilhas especiais! Seria bom se todos dessem ouvidos ao que Tu dizes. Sem dúvida, nós Te agradaríamos de modo esplêndido e, com isso, seríamos imbatíveis em todas as batalhas travadas. A Ti seja a glória!
Os arrogantes edomitas persistiram nas práticas contrárias à Tua Palavra. Para eles, não importavam as Tuas advertências, mas, no final, viram-se como em um beco sem saída. Então, perceberam que teriam feito melhor se tivessem sido Teus servos.
Que ninguém os imite, e sim saia do erro, pois o que dizem acontecerá a quem repele as Tuas orientações. Para acessar a Tua misericórdia, devemos Te amar e viver dentro da Tua santíssima vontade e do Teu amor!