ongrace.com

> Mensagem de Hoje

10/10/2013 - FAÇA O QUE DEUS LHE MANDA

  • Envie por Email
  • Imprimir
Vedes, então, que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé. Tiago 2.24


A Bíblia fala sobre a justificação alcançada pela fé, na qual somos inocentados de todos os atos ruins que tenhamos feito, sendo, a partir de então, considerados como se nunca tivéssemos feito nada de errado. Só se chega a essa posição de altíssimo privilégio pela fé. Não são as orações dos pais, nem as de qualquer outra pessoa, que mudam a natureza de alguém, tampouco as boas obras praticadas, e sim a fé em Jesus.

É verdade que nenhum dos praticantes de boas obras, que as faz por iniciativa própria, receberá algum agrado do Senhor. Já os que forem orientados por Deus a realizarem algo e cumprirem tal ordem colherão a recompensa no último Dia. Na verdade, até quem dá um copo de água fria a um dos pequeninos que creem no Senhor terá galardão.

Primeiro, vem a fé; depois, as obras que a aperfeiçoam.
Segundo Tiago, o irmão de Jesus, as obras que justificam o homem seguem a fé que lhe foi dada por Deus. Por isso, as obras que o Senhor nos inspira a executar levarão os seus praticantes a serem justificados diante do Altíssimo. O que apóstolo diz não cria nenhum atrito com o que Paulo falou a respeito da justificação feita pela fé. A fé coopera com as obras, e estas a justificam.

Os religiosos de quaisquer organizações eclesiásticas, cristãs ou não, que saem pelo mundo fazendo o bem ao próximo, não conseguirão que tal atitude seja aceita como as obras as quais justificam o homem, mencionadas por Tiago. No aspecto humano, o que essas pessoas fazem é bom; porém, por não terem aceitado a fé em Cristo, essas boas obras não têm valor em relação à vida eterna, ainda que tenha sido despendido muito esforço para realizá-las.

No último Dia, veremos muitas pessoas justificadas por obras semelhantes, pois já tinham aceitado a fé em Jesus e executaram tais obras por direção e ordem divinas. Foi o caso de Abraão – citado por Tiago (v. 23) –, o qual já havia crido no Senhor. As obras dos que ainda não se converteram de nada lhes adiantará, por não terem sido ordenadas pelo Altíssimo.

Jesus falou de dois irmãos a quem o pai pediu que fizessem algo. O primeiro disse não; mas, depois, arrependido, obedeceu. O segundo disse sim; porém, não cumpriu o que prometera (Mt 21.28-31). Há muitos salvos que se decepcionarão com o que lhes acontecerá no grande Dia, por não terem obedecido ao que lhes foi mandado. É coisa muito séria desprezar uma ordem divina. No entanto, quem der ouvidos a Deus receberá o seu galardão.

A evangelização teria livrado milhões de pessoas, que já morreram, de estarem aguardando o julgamento final, a fim de marcharem para o sofrimento eterno no Inferno. Se a geração passada não cumpriu o que lhe foi ordenado, não temos culpa; no entanto, não seremos tidos por inocentes se não pregarmos a toda criatura em todo o mundo agora.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Deus misericordioso! Agora sabemos que a fé é quem nos justifica, mas ela é aperfeiçoada quando fazemos o que o Senhor nos ordena. Na verdade, cremos que Tu tens muitas ordens para nos dar e, se as cumprirmos, haveremos de ser recompensados no último Dia.

Que a nossa justificação não fique pela metade e tenhamos sempre a Tua ajuda para, depois de termos sidos justificados pela fé, cumpramos os Teus desejos e tenhamos a nossa fé aperfeiçoada pela realização das obras que nos darás a realizar.

Que sejamos como o primeiro filho na decisão final e nunca recusemos a Tua Palavra. O bom é que a ordem não foi cancelada, quando esse filho disse que não iria. Cremos que a Tua ordem para a nossa vida também nunca será cancelada. Obrigado, Senhor!

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração

> Missionário Responde

Missionário, por que algumas pessoas que despresam as leis de Deus, trapaceiam, passam por cima de quem for para se dar bem de alguma forma sem se importar com o seu próximo,...

Há um salmo na Bíblia Sagrada em que o autor faz exatamente o mesmo questionamento. É o salmo 73 e a leitura atenta vai mostrar por que isso acontece. É sempre bom...

»VEJA MAIS