Paulo foi usado para nos dizer que pode existir em nosso meio a fé fingida e, portanto, falsa. Ora, é triste constatar que a corrupção alcançou algo tão bonito e bom como a fé. Nunca se esqueça de que daremos conta do que fizemos ou deixamos de fazer na missão dada pelo Senhor. Por isso, temos de ser zelosos ao sabermos a vontade dEle para nossa vida. Quem não serve a Ele de todo o coração não pode ser instrumento em Suas mãos. Infelizmente, o diabo tem dominado muitos filhos de Deus. Vigie!
A fé verdadeira nos torna intrépidos como o leão, que não teme a arma do caçador nem o tamanho do desafiante. Somos chamados para fazer parte do santo ministério do Altíssimo. Para isso, precisamos estar preparados e agir dentro do plano divino escrito na Bíblia. No Dia do acerto de contas, devemos ir diante do Juiz do Universo e dizer-Lhe que cumprimos com os nossos compromissos.
Esse tipo de fé habitou em Jesus. Veja, no mar bravio e descontrolado, com ventos fortes que faziam o mar ficar violento a ponto de encher o barco de água, o Mestre ficou em pé entre os discípulos e ordenou com a maior tranquilidade que tudo se acalmasse, e isso aconteceu (Mc 4.37-39). Do mesmo modo, temos de agir nas circunstâncias adversas. Não podemos fazer diferente do que Jesus fazia!
Cristo não temeu a turma de sacerdotes, escribas e fariseus que compareciam às suas reuniões de fé para O acusarem de ser charlatão. No pensamento deles, um paralítico que não podia andar de jeito algum, mas o Mestre mudava tudo, dizendo que os pecados do enfermo estavam perdoados. Para esses religiosos, Cristo blasfemava ao Se fazer igual a Deus, o Único capaz de perdoar pecados. Porém, o Salvador ordenou que o desenganado tomasse a cama e andasse (Mc 2.1-12).
A fé que havia em Timóteo não era fingida, e sim real, a única que Deus dá aos Seus servos. No entanto, alguns a perdem por medo e covardia e, depois, não tendo coragem de ir ao Pai para confessar seu erro, enganam criando histórias em suas vãs mentes. Seja uma pessoa de fé e verá que o poder divino atenderá às suas determinações iguais às do Mestre. Não importa quem seja usado por Deus; se seguir Jesus, obterá resultado igual.
Não estamos falando da fé errada, nem de pessoas que viviam em pecado, e sim de alguns que até são rigorosos na doutrina, mas perderam a capacidade de agir segundo a Palavra de Deus. A Bíblia dá a seguinte exortação a quem é fiel a Deus: Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados (2 Co 13.5).
Essa era a fé demonstrada por Eunice, a mãe de Timóteo, e por Loide, sua avó. Agora habitava nele. Quão bom é para o filho, neto ou bisneto de pessoas que se deram a Deus e lhes deixaram uma herança! Se você é o primeiro a ser salvo em sua casa, esforce-se para preservar a fé real e, assim, abençoar os seus descendentes.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Pai da fé verdadeira! Somos gratos pela Tua obra, pois, ao alcançarmos a fé real, também a entesouraremos para as próximas gerações. O Teu amor e a Tua fidelidade são apreciáveis, porque nos dão certeza hoje e para os nossos no futuro!
Timóteo era um privilegiado, tendo Loide, sua avó, como Tua serva. Eunice, sua mãe, também serviu a Ti com o coração inteiro. Ele era descendente de pessoas que Te amaram e que mostraram a importância de crer em Ti!
O mundo precisa de gente assim! Hoje, reivindicamos essa bênção para a nossa vida. Desejamos Te servir verdadeiramente, no meio de uma geração corrompida e má. Assim, deixaremos um legado aos nossos. Façamos o bem a todos!