O bordel de Raabe ficou cheio de homens que não estavam lá por causa das mulheres, mas dos dois enviados de Josué. O Senhor fez com que eles se refugiassem naquele antro de pecadores. Entretanto, a obra de salvação já tinha sido iniciada no coração da proprietária da casa. Ao saírem, as autoridades foram pelo caminho do Jordão, até os vaus, e a porta se fechou. Os mensageiros do rei voltaram decepcionados; afinal, operando Deus, quem impedirá? (Is 43.13).
Que baile a prostituta deu naqueles que perderiam tudo nos próximos dias por não crerem no Senhor! Sobre isso, a Bíblia declara: Quem crê no Filho de Deus em si mesmo tem o testemunho; quem em Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu (1 Jo 5.10). Por que deixar de confiar em Quem criou todas as coisas?
Ao receber a notícia de que havia israelitas visitando cada parte da cidade, o rei de Jericó se desesperou. Na verdade, ele sabia que os seus dias sobre a Terra estavam contados. O Juízo divino seria executado naqueles povos que viviam sem dar a Deus a glória devida. Agora, o Senhor dava aquele território aos filhos de Jacó e seus descendentes. Deus é bom, fiel e justo!
O rei se alarmou e, inquirindo, soube que os espias entraram na casa de Raabe. Com pressa, mandou que fossem buscá-los. Os soldados e alguns homens do povo pensavam que encontrariam os intrusos para serem justiçados. Indagada, Raabe admitiu que os israelitas estiveram lá. Porém, na verdade, dirigida por Deus, ela escondera os mensageiros de Josué da fúria do soberano e dos que foram procurá-los. Raabe orientou que os emissários do rei fossem aos vaus do Jordão com toda a pressa, senão seriam achados. O Altíssimo agiu nessa situação!
Passado o susto, Raabe procurou os espias para falar da fé que dominava seu coração e do medo do povo de Jericó, bem como o das demais nações. Essa notícia agradaria o líder Josué, que se preocupava em responder afirmativamente aos que eram fracos e perguntavam se não haveria outro modo de assumir a terra. Ora, Deus havia preparado Seu povo para a guerra. Não havia meio menos doloroso de conquistar Canaã.
Ao fechar a porta, ela deu por finalizada a sua tarefa e, com sabedoria do Céu, expôs o seu desejo por ela e sua família. Assim, foi salva da destruição iminente. Certamente, as outras pessoas tiveram a mesma oportunidade que Raabe, mas não agiram segundo tudo o que veio ao coração. Hoje, quantos entendem o Evangelho e agem em desacordo com o que lhes é dito? Quantos já estavam no caminho do Senhor e o abandonaram?
É preciso fazer somente uma coisa para escapar da destruição que virá sobre a humanidade e não atingirá sequer um fio de cabelo de quem já aceitou Jesus como Salvador. Contudo, muitos deixam adiam essa decisão; outros escolhem o meio fácil de viver. Entretanto, ao verem Jesus voltar, essas pessoas agonizarão, suplicando perdão a Deus. Quem deixar para depois verá que ficou tarde demais!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus da salvação eterna! Ocorreria uma tragédia hoje se o Teu Filho viesse buscar a Tua Igreja, pois a maioria das pessoas não tomaria conhecimento. O homem só quer viver para a carne, comprar e vender, casar-se e dar-se em casamento. Ajuda-nos!
Não podemos viver como os animais, que desconhecem o amanhã. Temos de ser sóbrios e vigilantes para irmos ao evento mais significativo depois da salvação: a nossa entrada na Terra da Promessa. O que temos de fazer para arrebatarmos muitos da perdição eterna?
Eles procurarão os Teus servos para aprenderem a Tua Palavra, mas ficarão frustrados, porque a porta estará fechada. Por que pregamos a Verdade, e eles não veem que ela não ficará aqui para sempre? Pai, quantos oram para serem resgatados!