O embaixador enviado por Deus às nações tinha a missão de conclamar todos a guerrearem contra Edom, o reino que rejeitou as advertências do Céu. Seus governantes não procuraram o Senhor, mas adoraram seus deuses estranhos, que nunca os ajudaram. Certas pessoas não revelam para ninguém, mas guardam outro entendimento além do bíblico, por isso deixam de clamar ao Deus vivo (Jó 35.10).
Edom foi feito pequeno entre as nações, mas, se tivesse buscado o Altíssimo, certamente, teria recebido mais do Senhor; afinal, a bênção de Abraão estaria também à sua disposição. Muitos estão se perdendo à toa, porque consideram coisa do passado o encontro de seus ancestrais com Deus e a promessa de eles e toda a sua casa servirem ao Pai. Esses rebeldes se esquecem de que, para o Senhor, o que conta é o presente!
O Altíssimo jamais Se enganou ou perdeu qualquer batalha. Infelizmente, há pessoas que, por não conhecerem os seus direitos em Cristo, deixam de reivindicá-los e, por isso, jamais serão ajudadas e confortadas pelo Santo Espírito. Sem dúvida, Deus concede bênçãos para quem O procura e se encaixa nas Suas promessas (Jo 6.37). Leia a Bíblia e descubra-se no bendito Salvador e se realizará nEle. Você está incluído na salvação conquistada pelo Filho de Deus!
Não há motivo para se sentir abandonado. Lembre-se: Jesus convidou os cansados e sobrecarregados, prometendo aliviá-los (Mt 11.28-30). Neste momento, vá até o Senhor em oração, confesse seus pecados e aceite o perdão concedido por Ele (1 Jo 1.9). A seguir, assuma o que Deus diz que você é: vitorioso (2 Co 2.14). Afinal, Deus lhe deu poder sobre o domínio do diabo (Lc 10.19). Seja um vencedor, e a glória divina o envolverá.
O caso de Esaú foi único. Ainda no ventre, ele já lutava com o seu irmão e, por ser o mais forte, nasceu primeiro (Gn 25.21-26). Ele ganhou a primogenitura na força, mas ela teria de ser do seu irmão mais fraco. Depois, Esaú a desprezou, trocando-a por um prato de lentilhas (Gn 27.1-5). Pelo seu caráter, Esaú não poderia ser a pessoa por intermédio de quem o Salvador viria, por isso Deus escolhe os fracos deste mundo para confundir os fortes (1 Co 1.27)!
Houve um homem em Israel que tinha tudo para ser considerado inferior, porque o seu nome era Jabez, cujo significado é nascido com dor. Porém, ao entender que podia mudar seu destino, ele orou: Se me abençoares muitíssimo e meus termos amplificares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja aflito!… E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido (1 Cr 4.10). Ele conseguiu!
Que tal tomar a decisão certa e fazer a oração transformadora? Segundo a promessa de Jesus, quem pede recebe, aquele que busca encontra; quem bate tem a porta aberta (Mt 7.8). Você está incluído na bênção celestial, ela já lhe pertence. Clame por ela, assim o poder divino o alcançará, e você viverá conforme o Senhor planejou!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor transformador de vidas! Todos têm o direito de ser o que tens determinado para eles. Tu és fiel em nos ajudar a vencer as crises, dando-nos as direções certas. Por isso, quem Te busca volta satisfeito!
Os edomitas foram enfraquecidos, mas poderiam ter tido um fim diferente. No entanto, não foi isso o que aconteceu com o ancestral deles, Jacó, que fora vencido por Esaú no nascimento. Ora, Tu és Deus e abençoas a quem Te procura. Na verdade, devemos crer em Ti e agir pela fé!
Erramos quando não fazemos como Jacó, que Te agarrou e não Te deixou até receber a bênção. Crer em Ti faz toda a diferença! Então, chegamos com fé diante do Teu trono de justiça e equidade, pedindo ajuda, pois queremos ser o que planejaste!