Hoje, iniciamos um estudo dividido em mais nove mensagens sobre arrependimento, que é uma obra feita pelo Santo Espírito na vida dos perdidos, conforme Jesus falou: E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo (Jo 16.8). Agora, muitos irmãos em Cristo se desviaram de Deus, apesar de alguns ainda frequentarem a igreja. Eles correm o perigo de perder a vida eterna. A igreja precisa orar para que eles despertem e voltem ao aprisco do Mestre.
Colocando-se como alguém desviado que se converteu, Jeremias usou uma metáfora, a fim de mostrar o erro do seu povo e a desgraça que ocorria no seu país. Os filhos de Jacó estavam em cativeiro no Egito, sofrendo humilhações e sem perspectiva de sua vida melhorar. No entanto, o Senhor entrou em operação e lhes deu a terra de Canaã com tudo o que nela havia. O profeta se esforçou para alertar sobre o que aconteceria com Judá, para que caísse em si e se convertesse.
Segundo Jeremias, após a decisão de voltar a Deus, vem o arrependimento, fase na qual a pessoa lamenta a sua falta de juízo por deixar a tentação entrar em sua vida e o diabo assumir o comando. Paulo falou a respeito da restauração assim: E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (1 Ts 5.23).
O Espírito Santo venceu a carne do profeta, a qual simbolizava a igreja do Antigo Testamento, e deu a ele o arrependimento. Ora, arrepender-se dos pecados é mais do que sentir remorso pelas atitudes ruins; é ter a convicção de que Deus está agindo no seu espírito, confrontando-o, para que decida nunca mais repeti-las. Após sentir a dor por ter cometido tais transgressões e decidido fazer o percurso de volta até se encontrar com o Senhor, o profeta O conheceu como o Deus perdoador capaz de livrá-lo dos sofrimentos.
Jeremias declara que bateu na própria coxa – decidiu abandonar os erros e se voltar para o Criador, a Quem tinha abandonado. Todo desviado precisa estar consciente de que a sua caminhada no pecado prova que ele abandonou o Senhor e está sob a direção do maligno; com isso, a sua queda é mais do que certa. Tome a decisão certa enquanto há tempo. Não espere que, no Dia da volta de Jesus, Ele seja bonzinho e o leve aos Céus! (Mt 7.21-23).
O profeta, simbolizando a igreja, diz que ficou confuso. Ao sentir o amor de Deus, viu que Ele é verdadeiramente amor e, por isso, perdoa e não lança em rosto as transgressões. Jeremias se envergonhou por ter suportado a sua fraqueza da mocidade. Todos nós passamos por adversidades, porque não fomos ensinados a confiar plenamente no Pai e andamos de um lado para o outro, sem ter conhecimento do que nos espera naquele Dia, se continuarmos sem o Mestre: só confusão!
Nada melhor do que estar em comunhão com Deus, e isso é possível, mesmo que você tenha errado muito. O Altíssimo é perdoador e quer livrá-lo da eterna e irreversível condenação, por isso Ele insiste que você dê meia-volta e vá encontrá-Lo. Ele o ama!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor amado! Que instituto lindo criaste: o arrependimento! Temos de aproveitar este momento para Te agradecer por nos fazeres sentir o peso dos nossos erros. Assim, podemos voltar a andar ao Teu lado com a dignidade que o Teu perdão confere!
Queremos nos converter, mudando de direção, porque, andando como o maligno quer, certamente, o nosso futuro será no lago de fogo e enxofre. Pai, na Tua presença, clamamos pela salvação e orientação vindas do Teu Reino. Precisamos de Ti!
Jamais ficaremos confusos, porque, tendo Te conhecido, afirmamos, sem medo de errar, que jamais Te abandonaremos, mas faremos a Tua vontade, custe o que custar. Não há mais vergonha em nós, pois, pelo Teu Nome, fomos salvos, perdoados e libertos!