Quando o pecado é intencional, fica mais difícil de ser perdoado, porque a pessoa fez o que seu coração desejou. Isso não era a vontade divina, e sim a dela. O querer de Deus está registrado na Bíblia, à qual devemos nos curvar. Nas tentações sofridas por Jesus no deserto, Ele mostrou como devemos nos manter firmes nas Escrituras (leia Mateus, capítulo 4). Ao resistir ao diabo com a Palavra, Cristo nos ensinou como proceder no caminho da fé.
Os atos de uma pessoa se originam no seu coração, conforme Jesus disse: O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más (Mt 12.35). Quem é o homem bom, senão aquele que tem a mesma atitude do Mestre? Ele assim nos ensinou: Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também (Jo 13.15). O que o Senhor nos ensina na Sua Palavra é a nossa melhor arma contra o inimigo!
Quem se rende ao diabo, achando que alguns erros considerados menores não fazem mal e, por isso, podem ser aceitos ou praticados, em breve, terá um mau tesouro dentro de si. Então, essa pessoa responderá às propostas do maligno do modo que ele quer. Agora, o prudente procura conhecer a vontade de Deus e, ao ser tentado, age como Jesus e o diabo foge dele: Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós (Tg 4.7).
Deus sabia que Jeremias perderia tempo orando em favor de um povo que não era inocente. O cativeiro seria o destino dos rebeldes, já que não desejavam aprender com o Espírito de Deus. Jesus falou: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve (Mt 11.28-30). Faça isso e viva de fato!
Para que o profeta não desperdiçasse o seu tempo orando por quem queria o resultado do seu desejo secreto que agora vinha à tona, o Altíssimo o proibiu de levantar o clamor pelos súditos do reino do Sul. Que dia triste! O Criador decidiu fechar os ouvidos a essas súplicas. Isso só ocorreu porque o povo desprezou o Senhor de todos os modos. Nunca deixe isso ocorrer em sua vida. Agora mesmo, busque a Deus na Palavra (Is 55.6).
Se ultrapassarmos os limites, também enfrentaremos períodos difíceis. Assim, quem ouvir sobre o que nos aconteceu saberá onde está a culpa pelas situações desagradáveis. Nada de ruim acontece por acaso, e sim pelo fato de o diabo ter achado a porta aberta. A Bíblia resume: Não deis lugar ao diabo (Ef 4.27). Os sábios tiram boas lições dessa declaração e, com isso, livram-se das tentações enviadas pelo inimigo!
Cientes de que não podemos zombar do Senhor, consagremo-nos a Ele e deixemos o Santo Espírito intervir em nossa vida. Deus tem uma viva e boa esperança a respeito de nós; portanto, não podemos frustrá-Lo. A Bíblia deve ser consultada em todo o tempo. Por que não começar agora a mudar a sua vida? O Pai está esperando para agir!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus da nossa escolha! Somos gratos porque Tu nos informas que a causa de Judá ter ido para o cativeiro babilônico foi a escolha errônea do povo. Agora, entendemos que precisamos Te dar o devido lugar em nossa vida: o de Senhor. Não queremos servir ao inimigo, e sim a Ti!
Jamais podemos chegar ao mesmo ponto dos descendentes de Davi; afinal, espiritualmente, somos descendentes do grande Rei Jesus. Temos de viver como tais, longe do cativeiro humilhante e maligno. Desejamos Te honrar e louvar!
Essa lição deve ser internalizada por todos aqueles que estão cheios de problemas, enchendo-se de remédios e vivendo como o inimigo deseja. Pai, se podemos conhecer a Tua vontade, também temos o direito de viver de modo digno da Tua vocação. Somos chamados para viver Contigo!