Nem todos os israelitas se prontificaram a ir para a batalha contra o perverso rei de Canaã, e o Senhor viu a atitude do coração deles. Muitos decidiram ficar entre os currais das ovelhas e das vacas, em vez de participar da batalha da libertação que ocorreria nos seus dias. Aqueles que a integraram serão para sempre lembrados como heróis, mas os “sábios” que não se empenharam em libertar a sua pátria serão recriminados eternamente.
Os que ficaram para ouvir o som das ovelhas não escutaram o grito de vitória dos santos que atenderam ao toque divino em seu coração. Grande prejuízo teve quem se acovardou e deixou de socorrer seus irmãos. Muitos cristãos só pensam em prosperar e nada investem nas missões do Senhor. Aqueles que ficaram entre os currais não sabiam que nada de ruim lhes aconteceria, mas, do lado oposto, tudo de mal recairia sobre eles.
Que decisão trágica toma o filho de Deus ao se recusar a testemunhar o que Cristo fez em seu favor! Não sabe que o Senhor permite que certas coisas ruins lhe aconteçam, para que aprenda a confiar na bondade e misericórdia dEle. Quem recusa o convite do Altíssimo pratica o que jamais deveria ter pensado em fazer. Ao nos confiar uma missão, o Senhor providencia o necessário para nos dar a vitória. Nunca se esqueça: se você crer, verá a glória de Deus!
Os descendentes do primogênito de Jacó deveriam honrar a união familiar e ajudar o seu país a se livrar de Jabim, rei de Canaã. No entanto, por medo ou covardia, preferiram ouvir os balidos dos rebanhos a escutar o Senhor. Do mesmo modo, há pessoas que estavam sem os recursos necessários para a sobrevivência e, quando assistiram aos nossos programas, foram tocadas pelo Espírito Santo a se deslocarem até a Igreja, onde foram libertas e, depois, prosperaram; no entanto, nunca ajudaram a obra divina.
Rúben era o primogênito e deveria dar o exemplo, porém se dividiu em esquadrinhar seu dever e não chegou a lugar algum. A nossa fé não vem pelo pensar ou planejar, e sim por darmos ouvidos à Palavra de Deus (Rm 10.17). Por isso, jamais devemos dizer que não iremos a um lugar apontado pelo Senhor, nem ficar imaginando o que fazer. Ao contrário, precisamos servir ao Senhor aonde Ele nos enviar. Quem der as costas para Deus nunca O verá diante de si. Seja vitorioso crendo em Jesus!
Aqueles que examinam a melhor posição para apoiar não servem a Deus, porque nunca sentem disposição de realizar algo que a sua alma medrosa diz ser irracional. Os cananeus estavam a serviço do diabo, a fim de destruir Israel. O acusador queria impedir o Salvador de vir ao mundo, pois as Escrituras diziam que Ele Se originaria de Israel e da tribo eleita pelo Senhor para tal tarefa: a de Judá. Se eu pudesse estar frente a frente com Rúben, eu lhe perguntaria: “Por que você agiu desse modo”.
Na volta de Cristo à Terra, muitos se desesperarão, porque, apesar de terem recebido bênçãos das mãos de Deus, não abriram as suas para ajudar na evangelização mundial. Por que dizer o que o Senhor não disse, condenando as missões que visam à salvação de todos os povos? No Reino dos Céus, haverá pessoas de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas (Ap 7.9).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor amado! Nunca tomaremos perfeitas decisões, se não fizermos a Tua vontade. Tu preparaste tudo para a grande batalha contra os cananeus, e o Teu povo foi chamado a participar, mas alguns preferiram ouvir o balido dos rebanhos!
Por que ficar onde não nos colocaste, fugindo da Tua ordem para lutar contra os principados, as potestades, os príncipes das trevas e as hostes espirituais, se Tu nos chamaste para esse momento precioso? Ajuda-nos, Pai!
Só queremos ouvir dos Teus rebanhos as aleluias e demais palavras que Te glorificam, mas o inimigo insiste em nos atacar com todas as forças. Não podemos desistir de ir aonde Tu nos ordenas. Queremos andar segundo a Tua direção, pois somos Teus servos!