O que o Senhor Deus lhe tem dado? Casa própria, carro, roupas? O que mais? Sem dúvida, todas as coisas vêm dEle. Mas o que o Altíssimo fala nesse versículo é que guardemos a Sua Palavra: o ministério que Ele nos deu. Grande pecado é desprezar as Escrituras, e quem assim o fizer perecerá. No passado, como nos dias de hoje, houve pessoas chamadas e eleitas para as operações divinas que pagaram um preço alto por não guardarem o que lhes foi concedido.
Exemplo disso foi o que aconteceu com Moisés. Ele foi tremendamente usado para tirar cerca de 3 milhões de pessoas do Egito – os filhos de Israel que viviam como escravos de Faraó. Por 40 anos, esse servo de Deus os conduziu à Terra da Promessa, sendo usado dos mais diversos modos para libertá-los daquela escravidão. No deserto, o Senhor os alimentou, dessedentou, livrou-os das serpentes venenosas e os curou de suas enfermidades.
Chegou o dia em que Deus disse a Moisés que ele não entraria em Canaã. Imagine a sua decepção! Em todo aquele tempo, ele sonhara em pisar na Terra da Promessa; porém, por não ter tido o cuidado de cumprir a Palavra que lhe fora dada e, apesar de ter implorado ao Senhor para que assim não lhe sucedesse, teve um não da parte de Deus (Dt 3.23-29 – ARA). A verdade é que não adianta implorar a graça se você não cumpre o que a Palavra declara.
Moisés sabia orar, mas Deus não lhe atendeu. O que importa é cumprir com cuidado o que lhe é dito. Em sua oração, começou falando da grandeza divina que o Senhor lhe havia começado a mostrar e das obras da poderosa mão divina, mas isso em nada o ajudou. Mesmo tendo ouvido que não entraria em Canaã, ele persistiu em orar. O Senhor lhe deu um não tão forte, que o fez parar de importuná-Lo. Quando Deus dá um não final, não adianta apelar.
A insistência de Moisés fez o Senhor indignar-Se muito com ele. No entanto, como servo, aceitou o que Deus lhe disse e não caiu na armadilha de ficar indignado com o Altíssimo. Erra muito aquele que se insurge contra as decisões soberanas de Deus, pois sempre o melhor é acatar o que Ele diz, pois é perfeito em tudo o que faz e fala. Jamais deixe de prestar atenção ao que o Pai lhe ensina e faça conforme a ordem que recebeu.
O Senhor ordenou que ele preparasse Josué, animando-o e fortalecendo-o, pois este seria o comandante que faria o povo de Deus entrar e possuir a terra (Dt 3.28). Moisés não ficou queixoso de ver na sua frente seu sucessor, mas cumpriu o mandamento com esmero; do contrário, sofreria mais alguma proibição. Por isso, deu ordens aos filhos de Israel para que ouvissem e cumprissem o que ele ensinava, a fim de que vivessem, entrassem e possuíssem a Terra Prometida.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares