Uma das pessoas mais ingratas que houve na história do povo de Deus foi Jeroboão, cujo nome significa: o povo contenderá. Ele não descendia de Davi, mas serviu ao rei Salomão até se rebelar contra ele e, por isso, exilou-se no Egito. Ao ouvir que o filho de Davi morrera, voltou a Israel e fez as pessoas se juntarem a ele em uma reivindicação não aceita pelo sucessor de Salomão, Roboão, que estava despreparado para servir ao Senhor.
Ao se encontrar com Jeroboão no campo, o profeta Aías trouxe consigo uma capa nova. Ele a rasgou em 12 pedaços e deu dez deles a Jeroboão, dizendo-lhe que criasse o reino de Samaria (1 Rs 11.29-31). Então, Roboão começou a preparar o exército para não haver a separação, mas Deus proibiu que houvesse guerra entre eles: Assim diz o SENHOR: Não subireis, nem pelejareis contra vossos irmãos, os filhos de Israel; volte cada um para a sua casa, porque eu é que fiz esta obra. E ouviram a palavra do SENHOR e voltaram segundo a palavra do SENHOR (1 Rs 12.24). Ele creu!
Desde o início, Jeroboão demonstrou ingratidão e falta de temor. Vendo o povo ir a Jerusalém para adorar o Senhor, fez dois bezerros de ouro e declarou: Pelo que o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro, e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito (1 Rs 12.28). Com isso, a feitiçaria foi instituída na Terra da Promessa, e a Aliança de Deus, desmoralizada. Isso dói!
Para o governante de Samaria, a Lei de Moisés era nada, pois não respeitava as suas cláusulas nem invocava o Senhor. Quando precisasse da ajuda divina, nenhum traço de fé haveria nele. Jeroboão podia ter sido a verdadeira bênção profetizada por Aías. Roboão, por sua vez, não havia preparado seu coração para servir ao Senhor, e isso fez Jeroboão se tornar a esperança do povo de Deus de ver um reino forte e austero como fora o de Davi. Porém, Jeroboão falhou!
Às vezes, ficamos revoltados com quem trai o Senhor e faz a obra de Deus agindo como as autoridades sem comprometimento com o seu país, que deixam o roubo e outras falcatruas se instalarem nos órgãos da administração pública. Quem lhes ensinou a dar mau exemplo? Certamente, o diabo. O poder corrompe quem não age como um fiel servo de Deus. Os salvos devem esperar a volta de Jesus em pureza e amor!
Os anos se passavam, e tudo ia de mal a pior em Samaria. Foram 22 anos perdidos para Deus, que colocara Jeroboão no trono para fazer um bom reinado e mostrar-se firme no Senhor. Ao contrário, esse rei fez até um altar para afrontar o templo de Salomão. Um profeta partiu de Judá para Betel, a fim de assistir à inauguração dessa obra e condená-la. Na hora da consagração, ele profetizou sobre o altar, mostrando o poder divino (1 Rs 13).
Um dia, quando seu filho primogênito adoeceu, Jeroboão pediu à esposa que se disfarçasse de camponesa e buscasse a ajuda de Aías, o qual estava tão velho, que não enxergava bem. Ao colocar seus pés na porta, ela foi desmascarada pelo profeta, que deu o veredito: seu filho morreria (1 Rs 14.1-18)!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor, de Quem ninguém zomba! Muitas pessoas dão espaço ao diabo e, depois, pagam um preço altíssimo. Tu sabes separar aqueles que Te amam e fazem a Tua obra no secreto do coração, recusando qualquer artimanha das trevas!
Pelo que dá a entender, o jovem filho do traidor Jeroboão tinha outro espírito, mas, para a sorte dele, Tu o levaste ainda na mocidade. Se ficasse um pouco aqui, poderia se perder. Agradecemos por amares a quem Te ama e ajudá-lo a permanecer firme em Ti!
A história de muita gente poderia ser diferente, mas, infelizmente, até quem declarou amor a Ti e ensinou aos outros a fazerem o mesmo cedeu ao inimigo e não desenvolve um ministério frutífero, pois não é leal nem verdadeiro. Misericórdia para essas pessoas!
Você pode encomendá-los pelo portal, no Shopping do Povo, ou pelo telefone (21) 2141-5100....