Para finalizar as instruções que havia deixado, Josafá admoestou os novos juízes a andarem no temor de Deus, com duas virtudes no ato de obedecer: ter fidelidade e coração inteiro. Sempre haveria mais observações a serem recomendadas, para a obra ser realizada da maneira mais perfeita. Não temos condições de fazer tudo sozinhos, por isso precisamos da assistência do Senhor, que está sempre à nossa disposição e presente nas entrelinhas bíblicas.
Quando o rei decretar alguma coisa, quem não a cumprir será condenado por negligência. Se o Senhor disser ao rei que ordene algo, mas os súditos não lhe obedecerem, a pena será certa. Ora, se você for tentado a desobedecer ao Altíssimo acerca de um ensino claro na Palavra, pense duas vezes. Jesus fala aquilo que o Pai manda (Jo 12.49). Quem segue o Mestre sequer se abala com as más notícias publicadas pela imprensa, por exemplo. Deus é o maior!
Os cristãos estão dentro da Aliança feita por Cristo com o Pai celestial, no Seu sangue, que cobre todo o nosso ser – espírito, corpo e alma. Então, nada temeremos: Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação (Hc 3.17,18).
Andar no temor de Deus é viver com fidelidade e inteireza de coração, duas condições para os servos do Altíssimo andarem de cabeça erguida, como intrépidos –corajosos. Os infiéis jamais usufruirão dessa bênção, porque a unção que os faria destemidos não lhes está disponível. Os fiéis ao Senhor se mostram como são na hora da tribulação, pois o poder divino os faz mais fortes do que o inimigo (Jz 11.12-29).
Ser fiel é atributo de que buscam o Senhor e se propõe a servir a Ele; logo, terá a sua morada no Céu. Cristo disse: Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Ap 2.10). Quem ama a Palavra ama o Pai e o Filho e será morada de Deus para sempre (Jo 14.21,23).
Somente durante sete anos e seis meses, Davi reinou sobre Judá (2 Sm 5.5). Isbosete, filho de Saul, foi rei sobre Israel. A partir de então, vieram os chefes das tribos para tornar Davi rei sobre toda a nação: Todos estes homens de guerra, postos em ordem de batalha, com coração inteiro, vieram a Hebrom para levantar a Davi rei sobre todo o Israel; e também todo o resto de Israel tinha o mesmo coração para levantar a Davi rei (1 Cr 12.38). Deus é fiel!
Quem tem os mandamentos e os guarda ama o Senhor sobre todas as coisas, e Deus, por Sua vez, também o amará no que for preciso. Isso significa ter as promessas do Pai e vê-las cumpridas em sua vida. Então, por que não amar o Pai celeste a partir de agora?
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor santo! Queremos ouvir as Tuas ordens e cumpri-las, dando a Ti o devido louvor. Para isso, pedimos o Teu socorro! Desejamos ver a realização das Tuas promessas e Te glorificar!
Queremos andar no Teu temor com fidelidade, mostrando que Te amamos. Precisamos da Tua graça e misericórdia mais do que pensamos ou desejamos. Ajuda-nos!
Agora, aprendemos sobre a necessidade de fazer isso com o coração em dedicação completa a Ti, nosso amado Pai e Deus. Que novas ordens venham, porque a nossa parte cumpriremos com o Teu auxílio, com a nossa fidelidade, e de todo o coração!