Ao repetir para Josué que Deus iria adiante dele, Moisés mostrava que o filho de Num não podia errar, acovardar-se nem voltar atrás. Caso contrário, o Senhor não ficaria feliz com alguma atitude errada tomada pelo novo líder. Da mesma forma, se estamos agindo em o Nome de Jesus, não podemos pensar em ter “cartas na manga”, para, em caso de surpresas, nos livrarmos de derrotas que nos marcarão negativamente.
Ao dar a Sua Palavra, o Senhor acredita que a obra já está feita, e, por isso, temos de considerar o assunto encerrado. Ora, ao dar a Sua declaração sobre algum mal que nos fustiga, devemos nos levantar na fé em Jesus e ordenar que aquilo se resolva tal como o Altíssimo falou, pois, naquela hora, nossas necessidades foram supridas. Pensar diferente disso é permitir ser derrotado pelo inimigo. A vitória é sempre nossa!
Quando Deus vai adiante, Ele sabe para onde nos levar, o que deve ser feito ou evitado e também quais são os nossos deveres para honrarmos o Seu santo Nome. Portanto, deixá-Lo nos dirigir é o maior segredo para sermos bem-sucedidos; caso contrário, seremos derrotados, e isso nunca deveria estar em nosso coração. Agir ou crer de outra maneira é negar a Sua Palavra. Viva de modo digno da vocação dada por Ele.
Não há a menor hipótese de Deus nos deixar por um só segundo, porque Ele nos conduz na batalha em todo o tempo, no intuito de sermos vencedores. As Suas declarações são o maior testemunho do que devemos ser e fazer. Caso não cumpramos o Seu plano, nós nos prejudicaremos e não obteremos sucesso. Crer que Ele sempre nos dirige em triunfo precisa ser a nossa resposta a todo mal.
Quando a situação parecer a pior possível, lembre-se: Deus é o nosso Refúgio e nossa Fortaleza, Socorro bem presente no momento do ataque, na hora da tribulação (Sl 46.1). Então, não deixe de obedecer a Ele. O que ocorreu de errado em sua vida não foi algo inesperado, e sim o cumprimento dos planos do diabo. No entanto, vivendo aos pés do Senhor, você escapará das astutas ciladas do maligno. Satanás já foi derrotado por Jesus!
Veja bem, Deus Se constituiu a nossa Força; Ele é a capacidade que não podemos desprezar, mas, sim, usar. Não há como enfrentarmos as trevas usando apenas as nossas forças. Porém, como Ele decidiu ser o nosso Deus, conduzindo-nos em vitória, por que não utilizarmos esse poder que já está operando em nosso favor? Eis o melhor da vida: saber que o Senhor é fiel em tudo o que promete.
Satanás tentaria barrar a caminhada de fé e êxito de Josué, mas esse servo de Deus poderia enfrentar qualquer exército inimigo, porque o Altíssimo estaria com ele. Da mesma forma, creia que tudo o que você entende nas Escrituras lhe diz respeito. Então, com determinação, jogue por terra o que o impede de ser feliz. Desfrute da sua vitória!
R. R. Soares
Pai, nosso Precursor! Estamos Te seguindo, pois foste à nossa frente no Inferno e despiste Satanás; portanto, o diabo não conseguirá nos tirar da vitória que já tens ordenado a nosso respeito. Enche-nos do Santo Espírito!
Tu nos levas ao deserto para sermos provados, nos assistes em nossas demandas e nos conduzes em triunfo. Assim como o sucessor de Moisés não veria a mão do inimigo impedindo a sua caminhada, nada poderá nos derrotar.
Somos gratos por não nos deixares nem desamparares; assim, não temos de nos espantar ou nos sentir abandonados. Por mais dura que seja a batalha, já a vencemos em Cristo Jesus. Obrigado por nos tornares Tuas testemunhas neste mundo.