ongrace.com

> Mensagem de Hoje

23/09/2021 - MOSTROU POR QUE SE TORNOU REI

  • Envie por Email
  • Imprimir
Porque saiu, e guerreou contra os filisteus, e quebrou o muro de Gate, e o muro de Jabné, e o muro de Asdode, e edificou cidades em Asdode e entre os filisteus.  2 Crônicas 26.6


Os reis do passado tinham a guerra como fonte de renda. Ao vencer um país, apoderavam-se do despojo, e este era levado para o campo de batalha. Em muitos casos, faziam uso da vassalagem, quando a nação derrotada se tornava tributária da vitoriosa. Isso era parte do plano econômico de várias nações que se tornavam grandes. Por isso, o povo já esperava que o seu rei utilizasse esse “jeitinho” para viverem bem à custa de outros. 

Em 2 Reis 15.2, está registrado que o reinado de Uzias foi de 52 anos, e, em 2 Crônicas 26 (ARC), que durou 55 anos. Também é dito que ele edificou Elate e a restituiu a Judá, depois da morte de seu pai. A maneira como os fatos são narrados dá a entender que o rei ainda era Amazias, o qual havia fugido e se refugiado em Laquis, por causa de uma rebelião ocorrida contra ele em Jerusalém, sendo Uzias o seu corregente.

Provavelmente, os revoltosos não puderam ocupar o reino, e Uzias foi colocado em lugar do rei fujão, seu pai. Quando este foi morto, o filho passou a governar de modo pleno. Certamente, era auxiliado por pessoas capacitadas. Judá foi à guerra contra os filisteus e os venceu, por isso Elate foi retomada, edificada e voltou a fazer parte do reino de Judá. Uzias significa Jeová é a minha Força. Durante longo tempo, ele provou que isso era real. O Altíssimo também é a sua Força?

A lição dada aos filisteus, eternos inimigos dos israelenses, fez a Filístia deixar de atormentar os filhos de Jacó. Ao ser salvo, você já recebe dois títulos, conferidos por Jesus aos cristãos, a de rei e sacerdote: E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra (Ap 5.10). É bom assumir logo a sua posição em Cristo, para o inimigo ver quem é você diante do Senhor. Lembre-se: somos submissos ao Rei dos reis!

Ele não ficou assentado no trono ou chorando em algum lugar, esperando Deus fazer a obra, e sim saiu para mostrar que, em Judá, havia um rei primando por valer seus direitos e levando o inimigo a provar do poder de quem serve ao Senhor. Toda a estrutura de defesa dos filisteus, construída em volta das suas maiores cidades, foi jogada por terra. Daquela hora em diante, a coisa ficaria cada vez mais difícil para eles.

Na sua sabedoria infinita, Deus usou um jovem sem experiência, porém com determinação no coração, por isso a vitória veio. Os dias anteriores eram de vergonha e tristeza. A fúria dos filisteus já vinha de séculos contra Israel. Alguém teria de dar um basta nisso, e Uzias foi essa pessoa. Então, a cidade arrasada de Elate foi tomada e edificada, no entanto os filisteus ainda veriam mais a força da ira do rei.

Além da destruição dos muros de várias cidades, Uzias, o novo rei, edificou cidades entre os filisteus. O povo da Filístia teve de sentir a ousadia dos israelenses em assumirem parte da terra deles. Os filisteus haviam tomado e arrasado Elate, mas agora Israel lhes mostraria o quanto vale crer no Altíssimo e servir a Ele. Faça tudo para mostrar Quem é o Senhor!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Pai de sabedoria infinita! De uma hora para outra, Israel deixou de ser invadido, pois o novo rei cria de modo diferente de seu pai. Ele não estava entregue à idolatria nem aos cultos pagãos que floresciam nas demais nações. Com determinação, ele Te serviu!

Quando o homem deixa o medo, a vergonha e a covardia, embrenha-se no mundo espiritual e, decididamente, parte para fazer valer os seus direitos em Cristo, o Inferno se desespera, dando sinais de que recuará nas posições tomadas. Fomos chamados para a vitória!

Crendo em Ti, Uzias, apesar de jovem, saiu e guerreou contra os filisteus, provando a todos ser válido acreditar em Ti. Ele quebrou o muro de Gate, o de Jabné e o da cidade de Asdode. Quanta coragem! Mas não é isso que Tu desejas dar a todos os que creem em Ti?

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração

> Missionário Responde

Missionário, quando uma pessoa trabalha na secretaria de uma igreja e o pastor manda falar que não está, ou que está em reunião e não está, o que fazer? Sei que devo...

Não precisa ser na secretaria da igreja, pode ser em qualquer lugar. Sua atitude tem sempre de ser coerente com a Palavra de Deus e a mentira não é coisa de Deus. Se o...

»VEJA MAIS