Quando os hebreus saíram do Egito, eram mais de três milhões de pessoas. Essa foi uma obra mais que perfeita! Embora Faraó fosse um homem mau e vingativo, o Senhor soube fazê-lo libertar Seus filhos, sem que nenhum deles morresse. As pragas lançadas por Moisés quebraram as reservas do rei. Se este tivesse permitido que seus escravos fossem embora quando surgiu a primeira praga, ele os teria matado em seguida.
Tudo corria às mil maravilhas, até os hebreus ouvirem que Faraó saíra atrás deles com seu exército, e isso significava destruição. Então, desesperaram-se e começaram a murmurar. Por que fazer isso, se o Senhor garante que nenhum mal nos sucederá nem praga alguma chegará à nossa casa? (Sl 91.10). Ao dar ouvidos a Faraó, encheram-se de medo e deixaram de ser os mocinhos.
Fique firme na Palavra de Deus. Desse modo, você desprezará o inimigo. Com receio, os hebreus falaram coisas que desagradaram ao Senhor, esquecendo-se de que Ele é poderoso para fazer o necessário para livrar os Seus. Não abra a boca em tempos de crise, porque você pode ofender o Todo-Poderoso. Dirija-se a Ele em oração.
Ao falar sem a unção divina, você cava seu próprio túmulo. O povo de Deus recordou-se de que havia pedido a Moisés, ainda no Egito, que o deixasse servir aos egípcios, pois preferia curvar-se ao adversário a morrer no deserto. Essa foi uma demonstração de fraqueza! Ora, o Senhor não poderia vencer o malvado Faraó? Eles não aprenderam que Deus é perfeito?
O homem é o mesmo em todos os lugares e fala as mesmas palavras sempre. Por isso, não temos de dar atenção a ele, e sim ao Criador. O Senhor havia prometido que libertaria Seu povo da escravidão e o levaria a terra prometida a Abraão, Isaque e Jacó. Os hebreus deveriam ter confiado em Quem nunca errou, mas cumpriu Suas promessas. A atitude deles não foi boa.
O Altíssimo endureceu o perverso coração de Faraó, para que ele e demais egípcios perseguissem o povo de Deus, pois queria dar um fim neles. Como não entenderam, os hebreus temeram e falaram novamente palavras ofensivas contra Moisés, lembrando que, no Egito, ao contrário do deserto, havia sepulcros para que eles mesmos fossem enterrados. Eles passaram dos limites!
O servo do Senhor orou a Ele e ouviu dEle que deveria dar uma mensagem positiva ao povo e obrigá-lo a caminhar em direção ao mar. Ao ferir as águas, um vento forte vindo de leste a oeste, começou a soprar, e elas se abriram.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus Libertador perfeito! A crise do Teu povo estava chegando ao fim, pois Tu farias a obra necessária, quando Faraó e seu exército morreriam no mar. Isso ocorreu, e ficou provado que o Altíssimo é fiel. A Ti seja a glória!
Os hebreus eram como crianças. Eles se assustaram ao perceber o grande exército se aproximar. Nem de longe imaginavam que aquilo era Teu plano, para fazer o temível Faraó e seus deuses serem envergonhados.
Não importa o problema a eclodir contra a nossa vida. Desde que Tu dirijas os nossos passos, a caminhada será perfeita. Nada nos atingirá, se confiarmos na Tua proteção. Amém!