Quando o Senhor lhe entregar uma mensagem para dar a alguém, Ele o instruirá como proceder. Devemos estar sempre prontos para realizar a nossa missão, independentemente se o momento é propício ou não. Sendo ensinados por Deus, não fracassaremos. Ora, fomos levantados pelo Pai para enfrentar os problemas do mundo.
Não aumente nem diminua nada do que Ele fala. Seja sábio! Sem dúvida, o recado pode ser de Deus, mas, sem sabedoria, você pode se deixar usar pelo inimigo. Então, não terá sucesso em sua empreitada. Seguindo a direção divina, encontrará paz e disposição para não duvidar. Os servos fiéis concluirão que o Altíssimo foi à frente deles e preparou tudo para o resultado da obra ser uma vitória (Dt 31.8).
Jamais houve uma só vez em que o Senhor tenha Se esquecido de algum detalhe. Ele é perfeito em Suas ações, por isso quem Lhe obedecer obterá êxito. O fato de Deus levantar alguém para ajudá-Lo na realização do Seu propósito é um ato de amor. Ao participar dos planos dEle, a pessoa receberá uma recompensa que durará pela eternidade.
Samuel ouviu bem e disse ao povo que não temesse. Por certo, os israelitas erraram no que fizeram, e isso lhes acarretaria algum dano, mas não invalidaria a promessa de Deus de torná-los uma bênção entre as nações. Que os salvos não causem prejuízo ao Reino com suas atitudes! Se tomarem decisões prejudiciais aos projetos do Alto, precisarão se arrepender e se acertar com o Senhor. Assim, Ele irá abençoá-los.
A repreensão era para saberem que, quando o prejuízo chegasse, eles não o creditassem como imperícia ou falta de zelo de Deus em cumprir Sua Palavra. Tudo o que fazemos contra a vontade divina nos prejudicará, pois Ele mostra a melhor direção. Se não assumirmos o que o Pai diz, a perda será nossa. Então, faça exatamente como o Senhor orienta e não dê atenção ao tentador.
A decisão do povo de pedir um rei, a fim de Israel ser semelhante às demais nações, não agradou a Deus. O Altíssimo queria continuar a ser o Rei deles, levantando homens, como os juízes, os quais eram preparados por Ele. O Senhor sabia que, sem o novo nascimento, o homem pode cair em pecados e agir igual aos perdidos. Só após o renascimento, ele é capaz de vencer as tentações. Quem andar em Espírito jamais cumprirá as concupiscências da carne (Gl 5.16).
Duas orientações: eles deveriam seguir a Deus, pois Ele é benigno, e servir-Lhe de todo o coração. Obedeça a essas diretrizes celestiais, crendo no Onipotente, e você nunca cairá nas armadilhas do diabo.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor, nosso Rei! Temos de aprender com a Tua Palavra, verificando os erros cometidos por Israel no passado, para não cairmos nas armadilhas do inimigo. Quem deixar a mão do maligno guiá-lo descobrirá o grande mal que fez. Misericórdia!
Quando reconhecemos o erro e o confessamos, o Teu perdão nos é dado na hora; com isso, não teremos constrangimento de chegar diante de Ti. O que mais queremos é não tomar decisões que contradigam os Teus ensinamentos.
Não vamos temer o inimigo nem obedecer a ele. Confiantes em Ti, pedimos misericórdia. A partir de agora, permite-nos cumprir o Teu desejo e não dar espaço ao diabo e aos seus demônios. Com amor, ensina-nos a Te amar!