Atrás de uma traição, normalmente há alguma propina. Pelo menos, isso foi o que os cinco príncipes dos fariseus prometeram dar ao “anjo” Dalila, para que ela lhes entregasse o seu novo amor. Os perdidos não aguentam uma oferta boa ou má, pois desejam os recursos necessários para uma vida tranquila. Infelizmente, alguns cristãos não pensariam duas vezes para pegar o que não custou o suor deles. O mundo é governado assim!
Os príncipes estavam desesperados, porque seus exímios mil soldados não conseguiram deter Sansão, que, com uma queixada de jumento, liquidou-os (Jz 15.15-17). Cada dia, eles viam as forças de Sansão aumentarem. No entender deles, se elas aumentassem mais, Sansão dominaria sozinho a Filístia. Então, os príncipes se reuniram e chegaram à conclusão de que Dalila descobriria o segredo de Sansão, se cada um deles desse a ela 1.100 peças de prata. Ela aceitou a proposta!
Alguns calculam que, juntando o que cada príncipe daria, Dalila ficaria milionária, pois a soma das moedas de prata chegaria à casa de 1 milhão de dólares hoje. Ela teria de persuadir Sansão a falar do que era feita a sua grande força. Ela sabia que Sansão seria castigado fisicamente, mas, com aquela quantia na mão, não pensou duas vezes. Isso aconteceu há mais de três mil anos, e, hoje, essa é a prática de muitas pessoas. A Bíblia nos adverte que o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males (1 Tm 6.10). Misericórdia!
Em nossos dias, ouvimos sobre situações em que os indivíduos são levados a tomar decisões, visando ao enriquecimento ilícito. Isso também acontece entre os irmãos em Cristo que caem nas armadilhas de Satanás. É preciso estar na presença de Deus para evitar tais golpes. Dalila aceitou descobrir e revelar o segredo de Sansão para o reino filisteu, composto de cinco principados. A prata falou mais alto ao seu coração.
As páginas criminais trazem fatos semelhantes. Por trás deles, estão a ganância e o prazer sexual desenfreado. Na verdade, as pessoas desconhecem a fidelidade. Ignorando a Palavra, Sansão pecou ao se envolver amorosamente com a heroína dos filisteus, que, certamente, era bonita e simpática (Pv 31.30). Atualmente, o amor verdadeiro tem sido substituído pelo falso interesse e pela esperteza.
Os acontecimentos da atualidade também eram comuns no passado mais remoto da humanidade e continuarão a se repetir. Afinal, quem desconsidera o Senhor nunca respeitará o semelhante nem fará o bem. No entanto, que fiquem avisados: haverá o Tribunal de Cristo para os convertidos ao Evangelho, e o da Eternidade, o qual julgará os que se recusaram a crer no Filho de Deus (Rm 14.10; Ap 20.11-15). Não desperdice a sua chance nem demore a aceitar Jesus!
Quando menos a humanidade esperar, Jesus voltará, porque assim diz a Palavra: Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então, lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão (1 Ts 5.3).
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus misericordioso! Sansão se deixou enganar, pois o modo de vestir das filisteias lhe agradava. Desde cedo, em vez de procurar uma noiva entre o seu povo, o homem chamado para libertar os israelitas das mãos dos filisteus se entregou ao erro.
Que bom exemplo ele daria se tivesse escolhido uma israelita para formar uma família, como a Bíblia ensina! Mas, influenciado pelo demônio da concupiscência, enxergava apenas os dotes das filisteias. Caiu em pecado e terminou seus dias moendo para eles.
Sansão se deixou levar por Dalila, a mulher que o Inferno colocou no caminho dele. Esse conhecido juiz tinha a força, mas não bom senso, e Dalila o captou pela sensualidade. Apaixonado, o nazireu contou o seu segredo e se destruiu! Misericórdia, Pai!