Essa palavra foi enviada a Josué no intuito de, além de animá-lo, impedi-lo que fosse prejudicado ou paralisado pelo inimigo. O que Deus revela a alguém, pelas Escrituras, traz missões especiais na vida dessa pessoa, pois essa mensagem a santifica, prepara-a e lhe dá o poder para cumprir a vontade divina (Is 55.10-13; Jo 15.1-3). Portanto, a partir do momento em que a revelação iluminar o seu espírito, você já sabe o que fazer e deve agir segundo essa instrução.
Josué recebeu a mensagem de fé e o encorajamento para nunca duvidar e exercer o seu direito como o líder levantado por Deus sobre Seu povo. Josué estava sendo preparado para aquela tarefa, e não havia mais motivo para pedir que Moisés, levado à Glória, fosse devolvido. As pessoas capacitadas pelo Senhor para o ministério e colocadas na direção da obra devem assumir a sua posição prontamente e sem medo (2 Tm 4.5).
Quando a Palavra é revelada, ninguém precisa ficar orando para que Deus confirme o que já afirmou, porque Ele sempre fala de modo claro. Josué estava levando os israelitas a ocupar Canaã, conforme lhe fora dito. No entanto, considerando-se incapaz e inexperiente, e sentindo o peso da responsabilidade, desejava que Moisés voltasse, a fim de ajudá-lo nas batalhas. O Onipotente disse ao novo líder: Ninguém se susterá diante de ti.
O Senhor estaria com Josué, confirmando a Sua Palavra, e venceria os inimigos que tentassem impedir a vitória daquele servo. Os adversários de Israel não impediram o progresso do povo de Deus em direção à concretização das promessas divinas. De igual modo, o cristão pode estar certo de que a presença do Altíssimo o conduzirá a possuir tudo o que Ele lhe prometeu. Portanto, avance pela fé no Senhor e possua o que é seu!
Deus garantiu que, assim como foi com Moisés – o qual tirou do Egito, maior nação daqueles dias, os hebreus que, como escravos, viviam sem direito algum –, seria com Josué e seus comandados. Logo, este líder não deveria temer nenhuma ameaça, pois ninguém permaneceria diante dele. O homem de Deus não tem de respeitar a aparência do ímpio, mas, sim, avançar e conquistar.
Moisés conseguiu libertar os filhos de Jacó do Egito, levando-os a ocupar o território dos povos que já hostilizavam a presença deles. O Senhor elegeu Josué para continuar essa obra de libertação e garantiu que o usaria assim como fez com Moisés, quando este foi protegido de qualquer problema durante a luta contra Seom, rei de Hesbom, e Ogue, rei de Basã, e os venceu de modo vexatório (Dt 29.7). Deus é fiel!
A mensagem é a mesma para os cristãos hoje. Temos de vencer as forças das trevas para dar a Deus a glória merecida. Assim como o Altíssimo foi com Moisés, seria com Josué. Assim como Ele foi com Jesus, também há de ser com aqueles que fazem a Sua obra com amor e fidelidade (Jo 14.12). Então, assuma e cumpra a sua chamada!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus, Escudo e Força! Ainda está para ser entendido o que fizeste em favor de quem Te ama e Te serve. Ao declarares que ninguém se susteria diante de nós, Tu fizeste o melhor para sermos as Tuas testemunhas pelo mundo. Somos gratos por nos amares!
Além de dizeres que seríamos a derrota certa do inimigo, falaste que a Tua mão estaria sobre nós todos os dias. Isso nos motiva a crer na Tua Palavra e a viver destemidamente, porque Tu nos protegerás, mesmo que o inimigo venha com todo o ódio!
Do mesmo modo que foste com Jesus, serás conosco. Ainda que sejamos infiéis, Tu permanecerás fiel, pois jamais nos abandonarás. É lindo Te ter como nosso Sustentador, Renovador das nossas forças e nosso Comandante fiel!