“Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância” (1 Pedro 1.14).
Deus só tem uma classe de filhos: a dos obedientes. Quando um servo dEle deixa de ouvir o que Ele lhe fala pela Palavra, passa para a categoria dos reprovados. Alguns até tentam permanecer na igreja, indo às reuniões, mas apenas isso não irá ajudá-los. Na verdade, não terão comunhão com os Céus enquanto não se arrependerem e não se converterem. Há também aqueles que continuam frequentando os cultos apenas porque se acostumaram com o bom ambiente que existe na casa de Deus, mas não sentem a presença divina, pois o que fazem é por puro costume.
Ora, a verdadeira Igreja do Senhor é composta por pessoas que servem ao Altíssimo em espírito e em verdade. Portanto, quem se recusa a dar ouvidos ao que Ele fala não pode pertencer ao Corpo de Cristo. O Salvador morreu para nos tirar deste mundo pecaminoso, fazer-nos povo de Deus e dar-nos a vitória sobre todas as concupiscências da carne. Quem, porém, dá a elas o senhorio de sua vida vai de encontro ao plano divino para o homem e, por isso, não pode mais andar com o Senhor.
Enquanto não pertencíamos ao Corpo de Cristo, tínhamos desejos desenfreados em virtude da nossa ignorância com relação às Escrituras. Entretanto, quando recebemos a iluminação do Alto, fomos lavados na água limpa – a qual é a Palavra de Deus – e, então, tornamo-nos libertos desses sentimentos nada agradáveis. Mesmo assim, às vezes, o diabo nos tenta, pois a vontade dele é fazer com que nos desviemos do Caminho. O pior é que alguns se deixam seduzir pelas mentiras de Satanás, ainda que, por pouco tempo, pareçam servos do Altíssimo; então, com o passar dos dias, essas pessoas perderão a vontade de permanecer firmes na igreja, pois o coração delas, que foi corrompido, procurará muitos “defeitos” na casa do Senhor.
Com o novo nascimento, nós nos tornamos luz no Senhor (Efésios 5.8). Portanto, devemos andar como tais, e não como reprovados, como pessoas que perderam o juízo e, por isso, passaram a ser escravos das paixões e dos pecados. O recado divino é que não nos conformemos com as concupiscências que, antes, existiam em nós. Já não estamos mais no tempo da ignorância; agora, temos os olhos do nosso espírito iluminados e a obrigação de andar de modo a agradar ao nosso Pai.
Meu irmão, não aceite de volta os desejos desenfreados da carne, mas seja repleto de bons desejos e firme na santidade que o revestiu ao aceitar Jesus. Comece a pensar no que provém do Alto (Colossenses 3.2), naquilo que você deve fazer para glorificar o Nome do Senhor. Assim, estará fora dessas tentações que antes o dominavam. Agora, você é nova criatura e, por isso, não deve deixar o diabo importuná-lo. Seja sábio e viva livremente!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares