Louvar a Deus é uma das melhores coisas a serem feitas, pois, nesse ato, a nossa alma é alargada e fortalecida nEle. Assim, jamais seremos envergonhados, e, com a alegria do Senhor habitando em nós, seremos fortes para enfrentar qualquer batalha e sair vencedores. O alargamento da alma nos proporciona uma capacidade jamais imaginada, a qual muito nos ajudará a ponto de não mais colecionarmos derrotas, e sim vitórias!
Ao ver a liberalidade das autoridades israelitas em ação, Davi louvou a Deus com o perfeito louvor e, em seguida, fez uma lindíssima e abençoada oração: Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste sobre todos como chefe (1 Cr 29.11). Tudo o que ele disse a respeito de Deus é verdade e nos pertence em Jesus.
A seguir, o rei profetizou algo que nos diz respeito, dizendo: E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e dar força a tudo (1 Cr 29.12). Quando Deus nos abençoa, riquezas e glória chegam para nos fazer melhores e nos fortalecer. O Pai domina sobre tudo e, na Sua mão, está o engrandecer. Se você está enfrentando dificuldades, creia que as promessas divinas já são suas!
Hoje, não precisamos citar o nome do patriarca Israel, um dos nossos pais na fé, pois conhecemos o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos completou com todas as bênçãos para o presente e as que necessitaremos até o último minuto da nossa vida (Ef 1.3ss). O salvo tem em Cristo o Pão certo para se alimentar e fazer a santa vontade de Deus. O Senhor suprirá qualquer necessidade; portanto, creia e desfrute!
Diante de tantas revelações da capacidade do Altíssimo e de Suas dádivas entregues a nós, reveladas nas Escrituras, Ele deseja que façamos uso delas para a Sua glória, como João foi usado a dizer: Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma (3 Jo 2). Os votos devem ser aceitos, e as bênçãos, desfrutadas. Deus é bom em todo o tempo!
Pela oração de Davi, podemos entender que tudo o que o Senhor declara ser nosso, bem como o Seu imenso poder, é de eternidade em eternidade. Isso significa que era dEle antes de fazer o homem à Sua imagem e semelhança, e depois da queda e recuperação da humanidade realizada na morte e ressurreição de Jesus. Tudo o que Deus possui é nosso (Lc 12.32); por isso, não devemos nos limitar em relação às bênçãos!
Louvar a Deus é uma expressão de satisfação por tê-Lo conhecido como Ele é. Ora, o deus apresentado em diversas igrejas ou religiões consideradas cristãs é vingativo, mau e perverso; em nada se assemelha ao nosso Senhor e Salvador. Jesus disse: E quem me vê a mim vê aquele que me enviou (Jo 12.45). O Pai celestial é o Deus real!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor, verdadeiro Pai! Quando Davi abriu o coração e deu a sua fortuna para a Tua Casa, as autoridades de Israel ficaram maravilhadas, pois era obra feita por Ti. Todos aqueles que ouviram o relatório do que o rei doava sentiram o mesmo!
Ao convidar os demais a também ofertarem o seu melhor, Davi se alegrou, porque a quantia mais do que dobrou. Tu estavas naquela reunião e, certamente, os contribuintes viram em pouco tempo que a Tua recompensa ajudou muito!
Oramos para que o povo aprenda a crescer em graça, entregando as ofertas de todo o coração. Não podemos ignorar que a Tua obra, a principal na face da Terra, deve contar com os recursos para fazer o Evangelho conhecido pelos perdidos!