Samuel ficou frustrado quando o povo pediu um rei sobre Israel, como os demais países tinham. Esse sentimento do profeta não surgiu porque ele considerava que supria a necessidade de rei, e sim pelo fato de a decisão não ter vindo do Céu; portanto, era perigosíssima. Ora, aquilo que surge fora do propósito de Deus causa prejuízo. Mesmo assim, Samuel consultou o Senhor, o qual lhes permitiu ter um governante, mas os advertiu a não cederem aos desejos da carne, e sim fazerem a vontade divina (1 Sm 8.1-9).
Tenho visto muitas pessoas agirem guiadas por interesses escusos, e o resultado nunca é bom. Nenhum filho de Deus pode avocar para si e de si mesmo o desejo de ser líder, abrir uma igreja ou desenvolver um ministério. Aquilo que nasce do homem é carne, e esta para nada presta: O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida (Jo 6.63). Se o Espírito Santo não falar ao seu coração, você nada de útil terá para dar aos outros.
No versículo em estudo, vemos que Samuel mostrou ao povo um dos problemas de se ter um rei. Ora, os israelitas procediam como todos os povos que neles confiavam. O próprio Deus ficou triste com a decisão deles, porque Ele mesmo os guiaria. Isso também acontece com quem não deixa Deus reinar sobre si, mas procura tocar a vida de fé como quer. Saiba que o Pai celestial deseja que Seus filhos caminhem na Sua presença e, assim, possam ser protegidos e guardados das investidas malignas.
Os que fazem de Deus o Senhor de suas vidas caminharão na luz da Sua Palavra, por isso nunca tropeçarão nos obstáculos colocados pelo diabo diante deles (Sl 27.1). O Pai espera essa atitude de nós, mas, infelizmente, muitos se envolvem em práticas erradas e vivem longe do Altíssimo, cheios de problemas. Eles são cristãos só de nome. Na realidade, estão tão longe dEle quanto o leste se distancia do oeste.
A obra de Deus estaria em todo o mundo, sendo realizada por abençoadas igrejas, se todos aqueles que se dizem parecidos com Cristo cumprissem o que Ele ordenou. Na verdade, os que vencem na batalha da fé já são vitoriosos há muito tempo, pois dominaram o coração e a alma, e lutam dia e noite para que o progresso do conhecimento do Filho de Deus seja notório (Lc 9.23). Jamais se envergonhe de ser chamado por Jesus!
Nenhuma profecia da Palavra de Deus deixará de ser cumprida, e a Igreja faz parte disso. Aqueles que se afastarem de Cristo não participarão dessa missão: Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso, todas as nações virão e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos (Ap 15.4). Os salvos precisam ser exemplos vivos; para isso, não podem se corromper!
Na história de Israel, especialmente com a ruptura ocorrida nos dias de Roboão, neto de Davi, os israelitas se tornaram praticamente inválidos, pois houve reis dos dois reinos que não corresponderam ao Senhor como deveriam. É triste saber que, hoje, muitos também correspondem! E você?
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus das profecias verdadeiras! Toda promessa feita ao Teu povo será realizada. Ainda que o mundo dure um tempo maior do que o homem espera, Tu confirmarás o que tens dito sem faltar qualquer palavra!
Os israelitas pensavam de modo diferente, assim como todo homem pensa e dá palpites na Tua obra, atrapalhando a vida de alguns que acreditam nele. Pobre de quem não Te conhece e luta para que abençoes o que ele diz. Ora, se não for bíblico, de nada vale!
Ajuda-nos a Te conhecer melhor, a aprender a Te ouvir e dar lugar em nosso coração para o Teu Espírito. Assim, nós Te teremos em nossa vida. Desejamos Te amar e Te dar a glória, a honra e o louvor por tudo que nos fazes. Obrigado, Pai!