O Senhor permite que os Seus servos pensem, julguem e façam tudo o que aprendem com Ele, para o bem da humanidade que vive longe da Sua presença, bem como daqueles que ainda não aprenderam a desfrutar de tudo o que o Evangelho tem a oferecer. Somos a essência divina, por isso não precisamos viver isolados do “pecado”, fechados entre quatro paredes. O salvo é a luz do mundo; portanto, precisa estar onde mais as trevas dominam, fazendo a diferença!
Humildemente, Paulo usou de modéstia ao dizer que julgou necessário enviar Epafrodito, cujo nome significa amável e belo. Não sabemos a sua aparência física, mas foi enviado até Roma para servir ao apóstolo, provendo as suas necessidades. Certamente, os filipenses acharam que a presença desse belo e amável irmão em Cristo seria útil ao prisioneiro do Senhor. Os membros do Corpo de Cristo têm algo a compartilhar com quem é salvo ou não.
Paulo enviou esse pastor até Filipos, dizendo que era seu irmão e daria boas-novas a respeito de como o apóstolo se sentia na capital do império de Roma, que, naqueles dias, mandava em quase todo o mundo conhecido. Epafrodito tinha ido suprir a falta que fazia o homem que levou a Palavra até a Europa e sonhava chegar à Espanha (Rm 15.24,28). Porém, o importante era que Epafrodito não somente um cooperador, mas também um companheiro nos combates.
O homem de Deus precisa de combatentes ao seu lado, que não deixarão o diabo agir livremente, pois usarão a autoridade dada pelo Pai. Esses soldados da cruz de Cristo fazem um bem tremendo à sociedade em geral. Eles levam os perdidos a Cristo e ajudam todos a viverem melhor. Quem faz coisas erradas, sem se arrepender de seus atos, nunca deixa de agir de modo contrário às Escrituras, porque há uma força maligna que o faz ter ódio de todos.
Os servos do Pai fariam mais e melhor, se tivessem Epafrodito ao seu lado, amando a Deus e fazendo o que é proveitoso e sadio. Muitos sofrem por não terem com quem trocar ideias e unirem a fé. Outros não dão a menor importância ao que Jesus falou: E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes (Mt 25.40). Preste atenção a essa palavra e cumpra-a!
Epafrodito ficou muito doente, mas o Senhor o curou e levantou. Assim acontecerá com aqueles que amam a mensagem divina e dão suas vidas para levar outros a fazerem o mesmo. Temos um depósito diante do Altíssimo que nunca minguará nem deixará de nos dar condições diante do Pai. Por isso, chegamos ao Reino de Deus e nunca seremos envergonhados, porque a nossa fé é a garantia de sucesso.
Veja: Deus o chamou para ser vencedor e lhe deu o Espírito Santo para prover as suas necessidades. Se você chegou até aqui conosco, fique firme e seja vigilante no que acabou de pedir ao Altíssimo. Ele ouve e responde, dando a bênção!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Deus da nossa vida! Quão bom é pertencer à Tua família, vivendo perto de Ti e dos Teus testemunhos! Tu nos envias o Teu Espírito Santo, o outro Consolador, para suprir as nossas necessidades. Obrigado por cuidares do Teu povo, dando-nos as Tuas bênçãos!
Nunca deixes de nos advertir da presença maligna, pois não queremos ser enganados nem dar lugar ao diabo. Desejamos cumprir a Tua chamada! Em Ti, há tudo de que precisamos agora e no futuro. Bom mesmo é estar na Tua graça!
A partir de agora, viveremos para Te agradar e sermos agradados por Ti. A Tua ajuda e o Teu amor nos leva a crer em Ti e Te glorificar durante os dias em que temos permissão de desfrutar da Tua abençoada presença. Obrigado, amado Pai!