Isaías previu a iminente opressão sobre Israel e a tentativa de fuga dos que fugiriam do rei da Babilônia para o Egito por segurança. Ao não respeitarem a Palavra do Senhor, eles tentariam fugir de Nabucodonosor. Quando uma pessoa não está bem com Deus e sente que chegou o momento de pagar pela sua teimosia, procura qualquer lugar para levar o seu tesouro, como ocorreu naqueles dias com os israelitas. É preciso acertar-se na fé!
Até os animais do sul de Israel sofreriam com a ida dos filhos de Jacó em busca de ajuda a quem sequer podia fazê-lo. Ora, ao vir o inimigo como torrentes de água, arrastando o que encontra pela frente, o certo é não se afobar, mas buscar a direção certa ao lado de Deus. Por que as pessoas deixam o caminho da justiça e procuram apoio em alguma nação que nem consegue proteger-se do mal?
O Senhor usou o profeta cerca de um século antes de tudo acontecer, a fim de advertir sobre o erro que estariam cometendo. O grande país do Norte da África significava terra de aflição e angústia, e não de salvação. É triste ver cristãos mornos, sem servir a Deus, o Onipotente e único Senhor. Nos tempos de paz, eles faziam o que a carne apodrecida lhes pedia e, por causa disso, fugiam desperdiçando a sua riqueza.
Eles deveriam ter procurado o Egito com os servos de Deus, para que o povo egípcio, o qual os maltratou no passado, conhecesse o Senhor, que os levou à vitória. No entanto, eles cresceram e desprezaram Aquele que sempre cuidou deles. Na verdade, não era o Egito o que procuravam, e sim os deuses cultuados naquela nação. Estes foram motivos de zombaria, por meio das pragas nos tempos de Moisés (leia Êxodo, do capítulo 7 ao 12). Só o Altíssimo é Deus!
Depois de anos em Canaã servindo ao Todo-Poderoso e sendo servidos por Ele, os israelitas se encantaram com os ídolos daquele povo. Isaías profetizou ser aquela terra cheia de leoas, leões, basiliscos e serpentes voadoras – animais ferozes que destroem quem encontram pela frente. Entretanto, eles queriam “pagar para ver” se era assim, e viram, uma vez que não se curvaram diante do Senhor, a fim de serem socorridos por Ele!
O resultado do povo não buscar a Fonte do poder do bem foi o fracasso e tudo o mais que os alarmava com a notícia de que Nabucodonosor iria para ali. É bastante desagradável ver os protegidos por Deus fugirem como ratos. Por outro lado, vê-los resistindo em oração e no poder divino nos dá alegria, pois terão vitória!
Quem confia no Senhor não vive sobressaltado, nem abaixa a cabeça para os derrotados por Jesus. Somos o povo destinado a vencer (2 Co 2.14). Não importa o mal que o atingiu, e sim como você agirá diante de tal ameaça. Em Deus, há total liberdade!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor da nossa salvação! Por que ter pressa para chegar aonde não há paz nem segurança? Queremos correr em Tua direção. Contigo há mais do que precisamos ou pedimos. Sabemos a direção certa para buscar o Teu amparo!
Qual é o motivo de fugirmos para a terra da aflição (de onde vêm a leoa, o leão, o basilisco e a áspide ardente voadora), se estamos refugiados em Ti? Tu és o nosso Lar, a nossa Habitação, por isso não entraremos em desespero. Em Ti venceremos!
Não colocaremos nas costas de jumentinhos os nossos bens e, sobre as corcovas de camelos, o nosso tesouro para entregar a um povo incapaz de nos ajudar. Estamos em aliança com o Todo-Poderoso. Nós Te amamos!