Os filisteus, inocentes ou não, cometeram um erro crucial ao se apropriarem da arca do Testemunho. Essa atitude faria com que sofressem muito. Cuidado ao demandar contra as viúvas, os órfãos e os oprimidos, pois o Senhor diz que esses grupos são fáceis de serem enganados: Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas (Is 1.17). Quem tem juízo obedece a Deus!
A caixa que Deus mandou Moisés fazer simbolizava Seu Filho, que viria para salvar os perdidos e oferecer a plenitude da divindade: Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade (Cl 2.9). Ela foi chamada de arca do Testemunho: E ali virei a ti e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do Testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel (Êx 25.22). Creia!
Nenhum dos incircuncisos filisteus servia ao Altíssimo, e sim ao príncipe das trevas. Eles foram ousados ao colocarem a mão sobre o que não podiam. Com isso, viram o quanto o Senhor é zeloso em Suas ordenanças. Temos visto pessoas falando da obra divina e ameaçando a Igreja caso não sejam obedecidas. Loucas! Elas não sabem o que é insurgir-se contra o Todo-Poderoso, por isso pagarão um preço alto. Deus é sempre fiel!
A ousadia dos pérfidos foi tão grande, que levaram a arca para a casa de Dagom. Ora, nunca foi boa ideia se levantar contra a obra divina, que está sendo edificada com a fé e o sangue dos que se tornam mártires da causa do Senhor por escolha dEle. Jesus declarou: Por isso, diz também a sabedoria de Deus: Profetas e apóstolos lhes mandarei; e eles matarão uns e perseguirão outros (Lc 11.49). Não devemos temer, e sim dar testemunho da Verdade!
Que ultraje! Os filisteus puseram a arca santa junto ao deus inventado pela crendice dos que não conhecem a Palavra. Para eles, aquela atitude era promoção ao ídolo deles, mas o Espírito do Altíssimo daria testemunho da Verdade, provando que Dagom não era nada. O Deus de Israel não é invenção do homem, mas, sim, o Criador de tudo. Basta examinar a história da humanidade para ver que os israelitas eram usados de modo especial por Ele.
Naquele local consagrado à mentira, a Verdade se faria presente, e os filisteus não teriam dúvidas de que o Senhor é o único Soberano. Ficaria provado que eles não teriam desculpas para continuar no erro. Porém, por não amarem o Criador, eles não entendiam o quanto é fácil se livrar dos problemas. Ainda que o diabo oprima alguém, se essa pessoa crer no Evangelho, será liberta e salva (Jo 8.32; 14.6)!
Nas próximas mensagens, veremos o testemunho que a arca do Senhor deu aos que a aprisionaram e a colocaram naquele lugar espiritualmente imundo. O Deus verdadeiro nunca deixou dúvidas em ninguém, mas deu provas do Seu amor e da Sua compaixão para com todos. Renda-se ao Altíssimo e será feliz para sempre!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor do Testemunho! Os filisteus pegaram a arca e a levaram para o templo do falso deus para humilhá-la. No entanto, quem saiu humilhada foi a fé daqueles homens no deus da mentira. Só Tu és Deus em qualquer lugar e situação.
Tu permitiste que a arca da Aliança fosse tomada, pois os filhos do sacerdote Eli se encontravam em pecado e servindo no Teu altar. Eles foram mortos pelos filisteus, pois já estavam separados de Ti pela vida suja que levavam. Ajuda-nos!
Não podemos ser templos do Teu Espírito vivendo em pecado, porque temos a Tua glória e o Teu testemunho. Clamamos pelos que estão no erro e não se ajustam aos Teus planos nem se submetem à Tua Palavra. Olha para nós, limpa-nos e consagra-nos!