ongrace.com

> Mensagem de Hoje

10/10/2021 - O FIM DE UM SONHO

  • Envie por Email
  • Imprimir
E dormiu Uzias com seus pais, e o sepultaram com seus pais no campo do sepulcro que era dos reis, porque disseram: Leproso é. E Jotão, seu filho, reinou em seu lugar. 2 Crônicas 26.23


Cada ser humano tem sobre si um lindo planejamento de Deus. Ele nos assistiu até na escolha do espermatozoide que fertilizaria o óvulo. Depois, em todo passo por menor que fosse, tivemos a atenção e a ajuda dEle (Sl 139.14-16). O pecado de Adão transtornou a vida na Terra, abrindo a porta para o reino das trevas entrar em nosso mundo e causar toda destruição desejada pelo maligno (Rm 5.12).

Olhando para Uzias, podemos entender que cumprir os mandamentos e fazer a vontade do Senhor mostra uma capacidade surpreendente. Por muito tempo, ele agiu de modo reto aos olhos de Deus e serviu de exemplo às pessoas. Depois, subiu-lhe à cabeça a ideia de achar que tinha autoridade para queimar incenso ao Altíssimo, ato que era prerrogativa sacerdotal exclusiva. Então, o rei caiu em pecado. Ao ser confrontado pelos sacerdotes, exaltou-se, e a lepra surgiu em sua testa. Sua decisão foi infeliz. Vigie e ore!

Não se via em Judá um rei como ele, vencedor de guerras, e isso alegrava seu povo. Ele se mostrava bom e produtivo. Em tudo, Deus o ajudava. Porém, deixou de vigiar e caiu na condenação do diabo. Por que queimar o incenso, se essa missão era dos sacerdotes? Faltava-lhe trabalho para realizar no seu pequenino país? Sua arrogância falou mais alto que a fé!

Não sabemos quando morreu Zacarias, o homem entendido nas visões de Deus, que servia de tutor para Uzias, o qual começou a reinar aos 16 anos ao substituir seu pai, Amazias (2 Cr 26.1). A história de altivez desse monarca também tem acontecido com muitos que não governam segundo a Bíblia e se deixam influenciar por coisas cujas origens desconhecem. Vigiar e orar para não entrar em tentação é obrigação de quem serve a Deus (Mt 26.41).

A transgressão de queimar incenso no templo levou Uzias a ir além de seus limites; com isso, estaria imitando Jeroboão, rei de Samaria. Ele criou um altar para rivalizar com Judá: E eis que, por ordem do SENHOR, um homem de Deus veio de Judá a Betel; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso (1 Rs 13.1). O homem de Deus condenou aquele altar, e Jeroboão apontou para ele e ficou com a mão paralisada (v. 4). Cuidado!

Nunca se atreva a desafiar o Senhor! Caso Ele Se ire contra o desafiante, algo sério sucederá com tal pessoa. Seja reverente quando falar com o Altíssimo e dirigir-se a Ele. Certamente, o Senhor lhe dará ouvidos para atender aos seus pedidos. A nossa comunhão com o Onipotente deve ser com respeito e santidade. Ele mesmo disse: Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus (Lv 20.7). É preciso agradar-Lhe seguindo a Sua orientação!

A condenação recebida no templo, ao furiosamente resistir aos sacerdotes, deu a Uzias o título de leproso. Assim morreu, sem poder ser sepultado no local dos reis. Por causa do seu mal, foi colocado longe do túmulo de seus familiares. Ficou apenas no mesmo terreno. Que final triste!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Senhor da plena recuperação! Uzias não entendia que Tu és Deus clemente e gostas de ouvir a voz do Teu povo. Ele poderia ter sido perdoado e curado. Que o mal nunca aflija nenhum dos Teus filhos! Se alguém transgredir e confessar seu erro, será perdoado!

Ajuda-nos a dar lugar ao Teu Espírito Santo, nosso Professor, para aprendermos as Tuas lições. Queremos Te agradar em tudo, para jamais ficarmos debaixo da Tua ira. Misericórdia, Pai!

Abre nosso entendimento para nunca trocarmos a comunhão Contigo pelos nossos desejos. Ansiamos viver bem perto de Ti, a ponto de sentirmos Teu mais leve toque. Que Tu sejas glorificado com as nossas ações. Amém!

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração

> Missionário Responde

Em 2Rs 22:13 há escrito " Ide, e consultai ao Senhor por mim, e pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou. Grande é o furor do Senhor, que se...

A ira de Deus não exclui Seu amor ou vice-versa. Algum pai nunca se irou com os erros de seus filhos, principalmente aqueles erros que puseram em risco a vida deles? E por...

»VEJA MAIS