A lista de sofrimentos que os israelitas conheceriam, caso se consumasse sua rebeldia, é longa – do versículo 16 ao 68, do capítulo 28 de Deuteronômio. Ali, vemos os males que recairiam sobre eles. Infelizmente, a advertência foi recusada, e eles pagaram um alto preço. Vejo que os filhos de Deus, atualmente, não percebem que isso é exemplo do que acontecerá com eles. Vigiar e orar nos livrará dos males!
Moisés fala que o Senhor levaria os filhos de Israel ao cativeiro junto com seu rei. É bom lembrar que ainda não havia monarca sobre eles. Isso só aconteceu quando Samuel era o juiz, e, a pedido do povo, Deus permitiu que eles tivessem um rei. O Altíssimo mostrou Sua presciência. Não há escape para quem ignora os ensinamentos da Bíblia, que nos resguardam do reino da perdição.
Jamais devemos almejar algo contrário à Palavra. Os israelitas erraram quando desejaram um governante, como os outros povos tinham, e fincaram posição nisso. Ora, o Senhor lhes atendeu por causa da insistência. Se agirmos dessa maneira, Deus pode até nos dar algo, mas não seria a Sua vontade real. Os riscos de andarmos na vontade permissiva do Pai são enormes. Caso façamos isso, o preço da desobediência cairá sobre os nossos ombros.
A profecia mencionada no versículo se cumpriu após o país se dividir em dois, sendo que o reino do Norte, o de Samaria, tornou-se um misto de feitiçaria, idolatria e falta de vergonha. Mesmo vendo o que ocorreu com Samaria, o povo de Judá continuou errando e fazendo o que levou o povo do Norte à destruição. Quem não atende ao que Deus diz irá para o cativeiro de sofrimento eterno.
Não há humilhação maior do que ser levado a uma terra distante, sem direito algum, pois, sendo escravo, o rei desse perverso império estará sobre todos. Poucos estão preocupados com o que ocorre no país, mas, se orarmos e vivermos na presença divina, o poder celestial nos garantirá descanso e refrigério. Por que desobedecer a Deus, se Ele só quer o nosso bem?
Adorar outros deuses é como ser levado a um país estrangeiro para servirmos de objetos à prostituição instituída naquela terra, pois teremos de fazer o que os dominadores querem. Por que não se consertar com o Todo-Poderoso, que promete fazer de nós Seus filhos? Adianta viver na rebeldia, se o sofrimento será algo desesperador? Cuide-se para não se perder!
Em vez de ter contato com o Senhor, você se curvará a deuses de barro, madeira e de outros materiais, e não desfrutará da comunhão com Quem é humilde, puro e santo de coração. Vigie para não ser enganado pelo diabo, como aconteceu com Adão e Eva!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor da felicidade eterna! Obrigado por nos dares o poder de decisão, pois não queremos dar ao diabo o direito de nos ter em suas mãos. Desejamos fazer a Tua vontade e ir para o Céu. Ao Teu lado, nunca seremos escravos do mal!
Ansiamos ver o povo de cabeça erguida, andando no caminho da salvação. Por isso, confessamos nossas iniquidades e pedimos que faças de nós o que tens planejado. Temos de sair do jugo do inimigo!
Não podemos servir a deuses fabricados pelos homens, e sim a Ti, que criaste os Céus e a Terra do nada e todo o Universo. Agradecemos por enviares Jesus para nos salvar. Com isso, estamos certos de que, um dia, nós Te encontraremos no Teu Reino!