ongrace.com

> Mensagem de Hoje

13/09/2016 - O MAU CARÁTER DE ESAÚ

  • Envie por Email
  • Imprimir
Vendo, pois, Esaú que Isaque abençoara a Jacó, e o enviara a Padã-Arã, para tomar mulher para si dali, e que, abençoando-o, lhe ordenara, dizendo: Não tomes mulher das filhas de Canaã. Gênesis 28.6


Ao ver que seu irmão obedeceu aos pais, indo a Padã-Arã, Esaú logo mostrou seu mau caráter. Agora, Jacó tinha a bênção de Abraão e, por isso, precisava ser cuidadoso, a fim de não agir fora do plano de Deus. Já seu irmão procurava pirraçar ainda mais os pais. Sem dúvida, essa não é a índole de quem tem a unção do Todo-Poderoso sobre si. Os passos seguintes mostrarão que Rebeca estava certa em crer no que o Senhor lhe disse, ajudando o filho mais novo.

Esaú logo descobriu que seu pai enviara Jacó à casa de seu tio, para tomar mulher para si, pois as filhas de Canaã eram más aos olhos de Isaque. Com isso, Esaú decidira fazer o possível para afligir seus pais – além de suas mulheres, que eram a amargura da família, ele tomou Maalate, filha de Ismael, irmão de seu pai, preferindo o caminho mau (v. 9). Ele poderia ser um ancestral de Jesus agindo desse modo? Quem não se cuida não é usado por Deus.

O Senhor não abençoa aquele que se dispõe a ser abençoado, e sim quem faz a Sua vontade. Além disso, o Altíssimo só pode atuar pelo caminho da santidade, mesmo que a pessoa lute com todas as suas forças, com oração, jejum e doando grandes quantias para a Sua obra. A fé abre a porta para alguém receber as bênçãos e não vem pelo desejo profundo que tal pessoa tem de possuí-la, mas, sim, dando ouvidos à Palavra (Rm 10.17). Aleluia!

Não é difícil andar com Deus, mas a caminhada tem de ser feita em fidelidade e no temor do Senhor. Os que desobedecem ao padrão bíblico, sem se importar com o que falam ou fazem, não conseguem agradar ao Pai celestial. O Novo Testamento deixa mais claro esse assunto ao dizer que sem fé é impossível agradar a Deus, pois aquele que se aproxima do Senhor tem de crer que Ele existe e é o Recompensador de todos os que O procuram (Hb 11.6). Amém!

Depois da sua atitude irresponsável, pouco ouvimos falar de Esaú; Jacó, por sua vez, escreveu uma linda história. A sua caminhada em direção a Padã-Arã foi cheia de incidentes maravilhosos. Lá, por exemplo, ele ouviu o Senhor e viu anjos subindo e descendo em uma escada. É possível perceber que seus passos foram guiados pelos Céus, pois sempre esteve onde deveria estar. Da mesma forma, aqueles que não se afeiçoam ao Altíssimo e não fazem a vontade dEle, em pouco tempo, caem no esquecimento.

Procure alcançar o padrão de servo de Deus demonstrado por Jesus nas Escrituras; caso contrário, você não estará em pé à direita do Mestre na consumação dos tempos. Por certo, vale a pena fazer o que agrada ao Pai, e não o que o homem deseja. Jamais aja por sentimento algum, mas, sim, pela fé. Quem foi iluminado pela mensagem do Evangelho tem de estar firme na fé e não pode se deixar vencer por nenhuma das mentiras do diabo. Amém?

Esaú estava disposto a irritar seus pais, mas a escolha de Jacó foi feita ainda quando ele era uma massa informe. Da mesma forma, Deus o moldou para ser um servo dEle. Por isso, jamais se dê a qualquer tipo de pecado. Se deseja agradar ao Senhor, prepare-se!

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares

 

 

Senhor! Nós não Te escolhemos, mas Tu nos escolheste e nos nomeaste para darmos frutos. Não podemos ir além do que nos tens apontado; portanto, precisamos muito da Tua ajuda, graça e do Teu poder, a fim de não Te desapontarmos.

Esaú não podia ser escolhido, mas Tu nos escolheste. Então, não queremos Te decepcionar, tampouco sofrer prejuízo na vinda de Jesus. Com isso, entregamos nosso caminho e nossa fé em Tuas mãos, para que nos molde de acordo com o Teu amor e a Tua misericórdia. Aleluia!

Que todas as nossas ações sejam para a Tua glória, o Teu louvor e o enriquecimento do Teu Reino. Não permitas que Te decepcionemos, fazendo aquilo que Te trará vergonha. Ajuda-nos a Te glorificar em todas as oportunidades que nos deres. Amém!

> Receba em seu e-mail

 

> Pedido de oração

Pedido de oração

> Missionário Responde

Missionario, moro de favor na casa da minha avó e ela não é crente, mas muito católica. Quando saimos, ela envoca Maria para que esta a proteja... Ela sabe que eu sou...

Um dos maiores problemas causados pela idolatria é justamente a cegueira espiritual (Sl 115.1-8). A melhor estratégia é tratar a pessoa sempre com muita gentileza e...

»VEJA MAIS