Alguns consideram que Moisés e Josué foram juízes, autoridades levantadas em Israel para guiar o povo em tempos de perturbação da ordem que podia durar anos. Então, vinham períodos de paz e prosperidade. Apesar de advertidos, os israelitas procuravam os deuses das nações, e logo o diabo surgia com sua fúria contra todos os que se desviavam de Deus, trazendo os reis de outras terras para oprimi-los com dureza (Jz 2.6-23).
Aquilo era exemplo do que aconteceria em nossos dias. Muitos saem em busca de ajuda onde não existe e só encontra confusão e sofrimento. É inacreditável que os resgatados do cativeiro egípcio tenham sido tão fracos assim! Hoje, os mesmos demônios atuam entre o povo de Deus, fazendo-o ser infiel. Por isso, ouvimos sobre tantas tragédias nas famílias dos salvos. Ore e creia!
O versículo em estudo fala de alguns juízes, mas isso não significa que estes eram melhores do que os outros. Eles foram usados para livrar os israelitas dos seus inimigos. Que cada filho de Deus aprenda com essa declaração e socorra as pessoas das ciladas do diabo. Era assim que Jesus agia (At 10.38). Ora, sendo Seus imitadores, temos de proceder como tais. O mundo não sabe como se libertar dos males!
No livro de Atos, está sendo anotado tudo o que será mostrado na eternidade a respeito de quem foi usado na seara do Senhor. Lembre-se: uma grande obra começa com um enorme desejo de fazer o que Cristo fazia. Paulo disse: Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo (1 Co 11.1). Ter o Senhor como Exemplo e Alvo nos direcionará para onde Ele determina como nosso limite. Comecemos agora!
Os novos juízes do Senhor precisam ser servos e procurar na Palavra as direções certas. Sem dúvida, o Espírito Santo lhes dará o ensino exato. O Senhor falou por intermédio do rei Davi da seguinte forma: Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos (Sl 32.8). Seja cuidadoso ao ler a Bíblia ou ao ouvir a pregação da Palavra de Deus, pois é assim que a fé vem (Rm 10.17). Deus há de usá-lo muito. Renda-se!
Jamais ignore as ações do maligno, como Paulo falou: E a quem perdoardes alguma coisa também eu; porque o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás, porque não ignoramos os seus ardis (2 Co 2.10,11). Quem serve ao Senhor nunca deve se deixar ensinar ou levar pelo que as pessoas dizem, e sim pelo Espírito de Deus.
Quando Isaías viu a glória do Senhor no templo, ouviu a seguinte pergunta: Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? (Is 6.8a). Você ouve essa voz também? Então, responda com as palavras dele: Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. Amém!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor amado! Fomos feitos reis e sacerdotes por Jesus, o Teu Filho. Portanto, pedimos: usa-nos! Em Ti, há poder para fazer de cada um de nós Teus ungidos. Assim, seremos bênçãos para todos!
Não daremos atenção à nossa incapacidade, e sim à Tua misericórdia em nos levantar e enviar ao mundo como a solução. A sociedade atual está se estragando na mão maligna. Somos o sal da terra e não queremos nos tornar impuros nem insossos!
Somos gratos porque Tu nos iluminas, abrindo o nosso entendimento para sermos santos e Teus instrumentos. Que o Teu amor e respeito nos façam canais de dádivas para os perdidos. Precisamos arrebatá-los do fogo!