Não fique com dúvidas no seu coração. Deus é bom em todo o tempo. Ele é o que a Palavra diz e jamais será surpreendido para dar uma resposta necessária. Por ter presciência, o Altíssimo sabe de tudo o que está para acontecer a qualquer um dos Seus filhos e lhes dá conhecimento para serem vencedores.
Foi preciso acontecer aquele naufrágio, para que os habitantes daquela ilha do mar Mediterrâneo ouvissem a Boa Notícia que o mundo todo precisa ouvir. O fato de naufragarem na costa de Malta prova que essa região havia sido escolhida pelo Senhor para receber o Seu servo, que de perseguidor de cristãos virou perseguido. Paulo foi usado por Deus em todas as partes, mas pagou um alto preço para fazer a obra destinada a ele.
Públio não sabia o quanto Deus o amava, até receber os náufragos em seu lar. Isso prova que era sensível à voz do Senhor. Ali, Paulo ouviu que o pai do maioral da ilha estava enfermo, então se ofereceu para orar em seu favor. Era a porta aberta por Deus para o apóstolo alcançar os demais daquele lugar. Por nosso intermédio, os perdidos são abençoados e protegidos. O verdadeiro servo aprende que Deus sabe ser o bom Pastor dos Seus!
Não foi a coincidência que guiou o comandante do navio até o encontro dos dois mares, e sim a mão divina. O acidente ocorreu bem perto das herdades do chefe da ilha, o qual os recebeu benignamente. Isso prova que, desde que o Senhor guie os nossos passos, não devemos tentar entender o que acontece durante a caminhada. Quem serve a Deus deve sempre se mostrar bem-humorado.
Os náufragos foram convidados a se hospedar na casa de Públio e, lá, ficaram durante três dias. Que tratamento era dispensado ao apóstolo Paulo? Como servia ao bom Pastor, nada lhe faltaria: O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará (Sl 23.1). O filho de Deus não tem de reclamar da sorte, pois os planos do Todo-Poderoso são melhores do que qualquer coisa boa que alguém possa desejar. Eles são eternos!
Quando Deus está no controle e obedecemos às Suas direções, tudo o que nos acontece é o melhor para o nosso crescimento: E disse-lhes: Ide à aldeia que está defronte de vós; e, logo que ali entrardes, encontrareis preso um jumentinho, sobre o qual ainda não montou homem algum; soltai-o e trazei-mo (Mc 11.2). Certamente, haverá bênçãos que não conseguiremos assumir, caso estejamos despreparados para elas (Jo 16.12).
Deixe a mão do Senhor guiá-lo, e tudo de bom ocorrerá com você e os seus. Nada de errado sucede quando Deus traça e executa o plano. Com Ele, ninguém ficará à mercê do destruidor, mas será equipado com poder para arrebentar até portas de bronze (Sl 107.15,16)!
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor do plano perfeito! Somos tolos por reclamarmos das coisas que nem conhecemos; com isso, perdemos muitas bênçãos. Temos de aprender a ser contentes e não sair disparando contra a Tua vontade. Tu tens o melhor para nós!
Aquele naufrágio foi preparado por Ti. Assim, os bárbaros de Malta ouviriam a mensagem do Evangelho e seriam salvos. Talvez, se alguém aparecesse para pregar sem a Tua direção, poderia ser morto. Tu preparaste aqueles corações para Te ouvir!
Quando Tu estás no comando, não há o que reclamar, mas crer que Tu dás a oportunidade de ouro para ganhar preciosas vidas. Nos Céus, ouviremos o que Paulo fez em Malta. A Ti sejam a glória, a honra e o louvor pelo que ocorreu naquela viagem!