No primeiro teste, Eliseu se mostrou incansável, dizendo a Elias que o seguiria aonde ele fosse. Da mesma maneira, devemos ser com Deus, não importando quanto temos de andar para fazer a Sua obra, nem quanto isso poderá ser dispendioso ou sofrido. Uma vez tendo entregado a vida a Ele, cumpriremos as ordens. Quem já esteve em Gilgal, caminhando de um lado para o outro, orando e pedindo para ser usado, deve aproveitar as oportunidades que surgem.
Eliseu poderia ter agradecido ao profeta por tê-lo ordenado ficar em Gilgal. Porém, por ser seu discípulo, desejava estar ao seu lado para aprender mais um pouco da obra que um dia faria sozinho. Então, decidiu ficar junto a Elias. Em qualquer situação, permaneça com Deus, e você contemplará a glória dEle. Ele sabia que seria sua última chance de estar com a pessoa que realmente servia ao Altíssimo. Eliseu não deixaria Elias por nada!
Quem conhece o Todo-Poderoso toma a decisão certa. Sabe que Deus é o que interessa ter na vida. Rute, mesmo sendo descendente de Ló, agiu de modo diferente do sobrinho de Abraão (Gn 13.1-11). Ela se agarrou a Noemi, declarando: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus (Rt 1.16). Escolha o melhor!
Se o Senhor tinha mandado Elias a Jericó, por que Eliseu ficaria em outro lugar? Como seu discípulo, tinha obrigação de ir com ele até o fim. Cuidado com as propostas surgidas do nada, as quais parecem vir de Deus! Caso as tome para si, perderá a glória reservada a você. O casamento é compromisso diante de Deus, por isso não permita que a morte o destrua, nem o espírito homicida entre em seu coração para desejar o pior ao seu cônjuge. Não separe o que o Senhor ajuntou (Mt 19.6)!
Ser obreiro de um homem de Deus é como um matrimônio, comunhão completa, menos a que se relaciona com a intimidade conjugal. Os que têm paciência de aprender e sabedoria para rejeitar qualquer coisa que os afasta do líder chegarão à prova final sem contaminação e com a glória separada para eles. As provas vêm para mostrarmos em quem temos crido. Seja fiel até à morte (Ap 2.10). Ore!
Eliseu disse: Te não deixarei. Assim devem se portar todos os cristãos. Nem mesmo a morte pode nos separar do amor de Deus. Com as roupas alvas e sem faltar o óleo sobre a nossa cabeça, devemos resistir até o fim (Ec 9.8). Ignore o inimigo, pois a “cola” dele na hora da provação é mentirosa. Se aceitá-la, você se desligará do maravilhoso plano do Senhor.
A posição firme de Eliseu fez Elias assentir na escolha do aprendiz em continuar ao lado do profeta. Lá no Jordão, Eliseu ouviu a confirmação do plano que se realizaria em breve. Fique atento ao que Deus fará durante a caminhada. Tudo o que está registrado na Bíblia veio de Quem é Onisciente.
Em Cristo, com amor,
R. R. Soares
Senhor do nosso exame! Como Jesus, que aprendeu a ser obediente até no sofrimento, o nosso coração aceita as Tuas decisões, mas não abre mão das Tuas promessas. Que tudo o que há em nós bendiga o Teu santo Nome! Agradecemos-Te, Pai!
Ganhamos a grande bênção quando nos chamaste para fazer parte do Corpo do Teu Filho. Saberemos o que isso significa somente na eternidade. Não há, no momento, condições de conhecermos todos os mistérios. Mas, um dia, Tu nos mostrarás!
Recebe a nossa gratidão e o pedido para nos mantermos aos pés de Jesus. Não queremos perder Tuas lindas lições. A Tua estratégia em nos guiar com o Teu olhar é tudo de que precisamos. É bom e agradável poder Te conhecer e Te servir!